All for Joomla All for Webmasters

A rota do Cariri Paraibano é pedra sobre pedra

O Projeto Turismo Sertanejo é uma forma de lazer alternativa que promove o estreitamento das relações entre comunidades e viajantes, com ênfase na cultura e nos arranjos produtivos locais.

O Roteiro do Bode e do Algodão no Cariri Paraibano proporcionará ao visitante conhecer o modo de vida das familias sertanejas e a paisagem da caatinga, com formas exóticas do relevo, formado de extensas superfícies planas com chapadas e morros residuais cobertos pela vegetação da caatinga. O Projeto Turismo Sertanejo é uma forma de lazer alternativa que promove o estreitamento das relações entre comunidades e viajantes, com ênfase na cultura e nos arranjos produtivos locais.

O Roteiro do Bode e do Algodão no Cariri Paraibano proporcionará ao visitante conhecer o modo de vida das familias sertanejas e a paisagem da caatinga, com formas exóticas do relevo, formado de extensas superfícies planas com chapadas e morros residuais cobertos pela vegetação da caatinga.

O clima semi-árido predominante na região determina a ocorrência de rios secos quase todo o ano, cuja deficiência hídrica deve-se às elevadas temperaturas e à escassez e irregularidade das chuvas. Nesse cenário, surgem as alternativas para o convívio do homem sertanejo com as secas prolongadas. Além de conhecer os principais aspectos naturais e culturais da região, envolvendo as zonas urbanas e rurais dos municípios de Cabaceiras, São João do Cariri, Monteiro e Prata, os visitantes terão oportunidade de trocar experiências com a Comunidade Rural de Santa Catarina.

O modo de produção rural na agricultura familiar do semi-árido se constitui uma das principasi atrações. No roteiro consta visitas aos sítios policultores no assentamento rural de Santa Catarina, onde haverá confraternização entre comunidade e visitantes durante o almoço comunitário.

A paisagem da caatinga será vivenciada através das trilhas ecológicas no Serrote do Picoito (São João do Cariri) e na Serra da Matarina (Monteiro e Prata). Acompanhando o grupo estarão presentes professores/pesquisadores universitários vinculados ao Projeto Turismo Sertanejo. Foto: Serra do Jatobá, Município de Serra Branca, Paraíba.

ROTEIRO: (11 e 12 de março)

Dia 11 (sábado):
João Pessoa – Cabaceiras – São João do Cariri – Serra Branca

Dia 29 (domingo):
Monteiro – Prata – João Pessoa

* O grupo ficará acomodado em pousada (Serra Branca)
** Os participantes devem trazer chapéu, protetor solar, roupas leves e guarda-chuva.

Saída de João Pessoa: 07:00 hs
Chegada em João Pessoa: 21:00 hs

Valor por pessoa; R$160, incluindo transporte, guias, hospedagem e almoço com a comunidade rural.
A viagem será realizada em veículo tipo van, para grupo de 12 pessoas.

As visitas ã Serra da Matarina podem ser agendadas com grupos saindo do Recife.
Veja fotos neste site.

Informações: (83) 3243.7264 e (83) 9981.4074

 

 

Fonte: Turismo Sertanejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top