All for Joomla All for Webmasters

Alerta: Açudes de Taperoá estão funcionando abaixo de 34,6%

Levantamento da Agência Executiva de Gestão da Águas da Paraíba constatou que os açudes de Taperoá estão funcionando abaixo de 34,6% de capacidade média. O menor volume em décadas de funcionamento.

O volume dos reservatórios vem baixando gradativamente, o motivo seria a seca e o abastecimento de outras cidades da região com carros pipas. A água de Taperoá é considerada umas das mais potáveis da região. As autoridades locais vêm mostrando preocupação com a situação, segundo um funcionário do alto escalão do Governo Municipal se continuar dessa maneira em poucos meses a população de Taperoá estará sem água nas torneiras.

Os prejuízos da seca também provocaram a suspensão da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa na Paraíba. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Estado, Marenilson Batista, a vacina está suspensa até 31 de dezembro, porque o gado estaria debilitado. “Os animais estavam sofrendo muito e a vacinação poderia dar efeito contrário. Temos também na Paraíba 30% de perda na produção leiteira e de carne como um todo. Nosso Estado perde muito com essa seca”, disse o auxiliar.

 

Confira abaixo o volume dos mananciais que abastecem a cidade de Taperoá:

Município Açude Capacidade Máxima (m3) Volume Atual (m3) % Volume Total Data
Taperoá Lagoa do Meio 6.647.875 2.302.805 34,6 15/10/2012
Taperoá Taperoá II (Manoel Marcionílio) 15.148.900 3.890.475 25,7 05/11/2012

Com informações da AESA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top