All for Joomla All for Webmasters

Ariano Suassuna tem vida e obra retratadas em Quadrinho

arianuhumor.jpg

Aconteceu no sábado (8), o lançamento do livro “Ariano Suassuna em Quadrinhos”, que conta a vida e trajetória do escritor paraibano em uma publicação voltada ao público infanti-juvenil. Este é o quinto volume da coleção Primeira Leitura, um projeto do Balcão de Livros Energisa, em parceria com a Editora Patmos. O lançamento foi na Usina Cultural Energisa.

A obra “Ariano Suassuna em Quadrinhos”, escrita por Bruno Gaudêncio e ilustrada por Megaron Xavier, conta os principais episódios da vida do escritor paraibano, e traz ainda mais uma aventura do mascote da Energisa, Zé da Luz, apresentando aos amigos o projeto Nossa Energia que realiza a troca de geladeiras velhas por novas e lâmpadas incandescentes por compactas e de LED.

A sessão de lançamento foi comandada pela Trupe Alecrim e teve como mestres de cerimônia os personagens Chicó e João Grilo, do Auto da Compadecida. No lançamento aconteceu uma roda de contação de história e brincadeiras com as crianças.

A coleção Primeira Leitura é uma iniciativa da editora paraibana Patmos, com o apoio do Balcão de Livros Energisa, voltada ao público que está se iniciando no caminho do saber, com informações sobre a vida e obra de paraibanos que construíram ou constroem o universo da nossa terra e da nossa gente. O volume inicial, lançado em novembro/14, é dedicado ao poeta sapeense Augusto dos Anjos, apontado como o paraibano do século XX. Foram retratados também José Lins do Rego, Pedro Américo e Epitácio Pessoa. Os próximos títulos a serem publicados serão sobre João Pessoa e José Américo de Almeida, respectivamente. “Nossa intenção é reviver a trajetória desses grandes paraibanos que, hoje, não são tão conhecidos pelas crianças”, afirma Carlos Roberto Oliveira, editor da Patmos.

Toda a coleção vai estar disponível nos 224 pontos do Balcão de Livros Energisa, projeto de incentivo a leitura mantido pela Energisa desde 2012. A iniciativa inédita no País, empresta, aos clientes da concessionária, o melhor da literatura brasileira e estrangeira. O acervo conta com mais de quatro mil exemplares, de 55 títulos diferentes de autores conhecidos e aclamados pela crítica, como José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Gabriel Garcia Márquez, J.K. Rowling, entre muitos outros. O Balcão de Livros Energisa está presente em todos os municípios do estado.

Concurso de redação
Em paralelo ao lançamento, está em andamento a 2ª edição do Concurso de Redação do Natal da Usina que, este ano, tem como tema os vultos paraibanos retratados na coleção Primeira Leitura. O concurso é destinado a alunos da rede pública de ensino que, sob a supervisão de professores, devem escolher uma das personalidades, ler o exemplar da coleção dedicada a ela e redigir uma crônica com as suas impressões. Os vencedores serão escolhidos por uma comissão especializada e receberão prêmios em dinheiro. Mais informações no site www.energisa.com.br/primeiraleitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top