All for Joomla All for Webmasters

Arte na feira: obras de Patativa do Assaré são tema de oficina de xilogravura

A partir desta quinta-feira (19), alunos da escola municipal Coronel Pedro de Farias, em Taperoá, participam do projeto Patativa na Feira: oficina de Leitura e Xilogravura nas Ruas de Taperoá. Eles vão aprender a técnica da xilogravura – que se utiliza da madeira como matriz, permitindo a reprodução da imagem gravada sobre papel – e conhecer a história do poeta Patativa do Assaré.

Além das oficinas, que acontecerão nos dias 19 e 20, o projeto, desenvolvido pelo artista plástico e historiador Arnilson Montenegro, inclui a leitura de poesias do escritor cearense, que será coordenada por Suellen Ribeiro, graduanda em Letras pela UFCG. No sábado (21), as xilogravuras impressas pelos alunos serão expostas na feira livre de Taperoá.

“A feira é o local de origem e espaço dos poetas de bancada, emboladores de coco, repentistas e xilógrafos, assim como o centro de convergência das populações rurais e urbanas. Por isso, é o lugar ideal para realizar esse projeto”, disse Arnilson. O projeto foi contemplado com o prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel – edição Patativa do Assaré 2010, do Ministério da Cultura.

 

taperoa.com
Com Paula Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top