All for Joomla All for Webmasters

Bode é rei na Paraíba

Cabras e Cabritos já podem se arrumar, a festa do Bode Rei vai começar.

Está tudo pronto para a VII Festa do Bode Rei, realizada em Cabaceiras, nos dias 02, 03 e 04 de junho.

Na ocasião também acontecerá a VIII Exposição de Ovinos e Caprinos. Cabras e Cabritos já podem se arrumar, a festa do Bode Rei vai começar.

Está tudo pronto para a VII Festa do Bode Rei, realizada em Cabaceiras, nos dias 02, 03 e 04 de junho. Na ocasião também acontecerá a VIII Exposição de Ovinos e Caprinos. Além de promover a caprinocultura, o Festival se constitui numa grande manifestação da arte e cultura nordestina, envolvendo exposições de produtos derivados do bode, artesanato, shows musicais, competições e apresentação de grupos folclóricos.

O evento tem como objetivo fortalecer e divulgar a cultura regional, além de incentivar os arranjos produtivos locais como fator decisivo no desenvolvimento do Cariri Paraibano. Para a festa é esperado um público de 50 mil pessoas, que vão invadir as ruas para assistir à coroação do bode como Rei da região, com direito a cetro, coroa e corte.

O festival recria o cenário de uma grande fazenda e tem desfile da comitiva real composta pelo Bode Rei, Cabra Rainha, príncipe e princesa pelas principais ruas, tal qual acontece com as realezas européias. Só que o cortejo é puxado, ou melhor, o bode é puxado pela "Rainha do Bode Rei", eleita num concurso de beleza realizado com moças da região que disputam a coroa de condutora do Bode Rei e sua comitiva. O evento conta também com as competições da Fórmula Bode, Pega Bode, Concurso de Melhor Buchada entre outros.

A Festa do Bode Rei é realizada anualmente, atraindo milhares de pessoas para o município. Devido ao êxito que sempre tem alcançado, já integra o calendário de Eventos Turísticos /Culturais do Estado da Paraíba.

Localizada na região semi-árida do Cariri Oriental, com aproximadamente 5 mil habitantes, Cabaceiras, cujo diferencial reside nas altas temperaturas e baixos índices pluviométricos, possui 655 km2, estando distante 183 km de João Pessoa.

O evento envolve governo, autoridades, produtores, técnicos, empresários e público em geral que terão oportunidade de expor, fazer negócios, além de participar de cursos, palestras, feiras de animais e artesanato. A Festa do Bode Rei é hoje o maior evento do gênero na região, com difusão nacional, crescente a cada ano e se transformou num produto de forte apelo turístico para a Paraíba.

A festa do Bode Rei tem como principal objetivo o incentivo aos criadores, dando oportunidade aos mesmos de realizar negócios, o que torna viável ao crescimento da economia local. Dessa forma, o evento fortalece outras atividades, a exemplo da gastronomia, fazendo com que a carne de bode não seja apenas apresentada pelos pratos tradicionais (bode guisado, assado e a buchada) e sim, de uma forma mais exótica, despertando o interesse nas pessoas em saborear as guloseimas encontradas no festival, a exemplo do Mec Bode, bodeoca, pizza, hambürger, almôndega, lingüiça e pernil recheado. De sobremesa e o exclusivo doce de xique-xique.

ONDE FICAR:

Hotel Fazenda Pai Mateus, situado na Zona Rural, a 20km da sede, com suítes, sauna a lenha, piscina, passeios ecológicos e completo serviço de hospedagem. Site:www.paimateus.com.br Telefone:(83) 356-1250.

Pousada Rancho da Ema, a 600m da cidade, oferece apartamentos e pequenos chalés, com área de lazer, piscina, parque infantil, viveiro de mudas nativas, passeio a cavalo e de charrete, entre outras opções de diversão. Site: www.ranchodaema.cjb.net (83) 356-1105.

Durante a festa, a prefeitura de Cabaceiras realiza o Programa de Hospedagens Alternativas, onde o turista pode alugar casas da cidade. O Contato deve ser feito no telefone: (83) 356-1104/1117.

MAIS INFORMAÇÕES:

Departamento Municipal de Turismo e Comunicação Social – Cabaceiras/PB
Telefone:(83) 356-1104/1117.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top