All for Joomla All for Webmasters

Câmara ganha novas instalações e governo ‘transparente’

A Câmara de Vereadores de Taperoá definitivamente não é mais a mesma. Desde o começo do ano, quando a nova Mesa-diretora assumiu, que a Casa Corsino de Farias Souza está passando por transformações em seus espaços físico e administrativo.

O processo de mudança foi iniciado primeiro na infra-estrutura, antes mesmo de os nove parlamentares voltarem a realizar os encontros semanais em fevereiro deste ano, com a construção de duas ante-salas, uma anterior ao plenário que serve para acomodação de vereadores e convidados. O outro ambiente fica antes do gabinete do presidente, onde uma recepcionista atenderá ao público que procurar por algum amparo do Poder Legislativo.

A principal entrada para sala do Parlamento foi alargada e recebeu uma porta de vidro que fica próxima de outro acesso que foi construído também para permitir melhor circulação para os parlamentares, servidores e população que atualmente freqüenta a Casa Legislativa regularmente e que se acomodam em cadeiras restauradas por um profissional local.

E para que não só os legisladores se sintam mais confortáveis, mas também todos àqueles que encontram a Câmara com telhado consertado e aberta de segunda a sexta das 8h ao meio-dia, foram colocados aparelhos de ar-condicionado na parte superior da sede da Câmara e ventiladores para a platéia que não sente mais calor desde que as atividades foram retomadas há mais de 60 dias.

A parte interna recebeu nova mobília, pintura e teve toda a rede elétrica refeita para que, por exemplo, o estúdio, construído no piso térreo para dar suporte técnico de qualidade às transmissões semanais das reuniões parlamentares, e os computadores, que contam com serviço de internet sem fio, funcionem sem o risco de sofrerem danos que atrapalhem o bom andamento dos trabalhos da Casa Corsino de Farias Souza.

Outra atenção da nova Mesa-diretora foi dada à memória do Poder Legislativo que reservou um novo espaço para o arquivo que em breve será todo digitalizado para garantir além de uma durabilidade maior também o acesso fácil e rápido às leis e outros trabalhos dos vereadores para os taperoaenses.

Todas as modificações que já foram feitas e que estão previstas para ocorrerem ainda durante a nova administração se estendem do mesmo modo ao plano de governo do novo presidente, Sandro Brito, do vice-presidente, Irandi Ferreira Vilar, e de Adriano Monteiro de Farias e Maria Sileide, que respondem pela primeira e segunda secretarias, respectivamente.

A proposta dos três vereadores é de realizarem uma administração ‘transparente’ e não têm medido esforços em colocarem na rede mundial de computadores a página eletrônica www.camarataperoa.com.br, onde o usuário poderá acompanhar notícias sobre as ações do parlamento, prestação de contas, projetos e leis municipais, dentre outros serviços.

O site se junta a outros elementos para aproximar ainda mais a Casa Legislativa do povo, como a parceria com a emissora de rádio local e o ‘Programa da Câmara’ que pretende deixar o ouvinte mais “ligado” nos vereadores toda sexta-feira, sempre antes de cada sessão.

Para os que não acompanham as novidades da política através do rádio e da internet poderão saber mais sobre os legisladores através do informativo ‘Jornal da Câmara’ que terá edições trimestrais e será enviado para os leitores pela empresa de Correios e Telégrafos.

No entanto, nenhum grau de transparência e de proximidade entre parlamento e população está sendo mais comemorado do que a sessão itinerante.

O pioneiro modelo de política participativa já deu o passo inicial e agradou aos moradores do bairro São Francisco que lotaram a capela de mesmo nome no primeiro encontro dos vereadores com os taperoaenses fora da Câmara.

A reunião itinerante, que ocorrerá uma vez por mês, aconteceu na última sexta-feira, 18, e a próxima será em uma comunidade rural ainda a ser escolhida.

O projeto de levar o parlamento até o povo deu tão certo que habitantes de outras localidades das zonas rural e urbana do município já solicitaram a presença dos parlamentares por lá, e fez com que o ex-prefeito Adriano Monteiro declarasse que a medida deixa a Câmara mais democrática.

Segundo Adriano, que também é vereador, a implementação da proposta fomenta a participação popular no processo decisório das ações políticas da cidade.

“Desde que soube da sessão itinerante fiquei entusiasmado com a medida, pois sei que ela deixa a Câmara mais democrática”, destacou o agente político que aproveitou para dar a ideia de que também deve ser criado o orçamento participativo o que faria com que o povo compartilhe ainda mais nas deliberações do Poder Legislativo.

O projeto de tirar mensalmente os vereadores da Câmara e conduzi-los até aos bairros e sítios do município faz parte do plano de governo da nova Mesa-diretora que aspira uma administração na qual toda a sociedade tenha acesso e contribua efetivamente nas atividades parlamentares.

 

taperoa.com
com Ascom/Câmara de Taperoá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top