All for Joomla All for Webmasters

Cariri paraibano é Turismo.

O Cariri está ganhando espaço no turismo e já alcança 40% na preferência dos visitantes.O turismo é uma atividade em franca ascensão na Paraíba

O turismo é uma atividade em franca ascensão na Paraíba. Os números registrados em 2005 pela PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) apontam para um crescimento de 30% em relação ao ano passado. Segundo Cléa Cordeiro, presidente da PBTur, a maioria (50%) dos turistas que vêm à Paraíba ainda escolhe a praia, mas o Cariri já alcança 40% na preferência dos visitantes. “A Paraíba está começando a conhecer a Paraíba”, diz Cléa.

O Cariri vem atraindo cada vez mais turistas de várias partes do mundo, a exemplo da Suécia, Dinamarca, Paquistão, França, Jamaica, Estados Unidos, México, Suíça, entre outros países, são os apreciadores do chamado turismo limpo (ecológico).

As pinturas rupestres, os sítios paleontológicos (animais pré-históricos), as pedras mágicas do Lajedo de Pai Mateus, o desabrochar à meia-noite da flor do mandacaru, a paisagem bucólica, a espiritualidade e a magia do lugar, tudo no semi-árido encanta o turista. Do ano passado para cá houve um aumento de aproximadamente 15% no número de visitação ao local.

O Hotel Fazenda Pai Mateus, situado no município de Cabaceiras, recebe uma média de 4 mil turistas e visitantes locais por ano. Só nos arredores do hotel há mais de 20 sítios arqueológicos e cerca de oito paleontológicos ainda inexplorados. Os moradores afirmam que no local existem cemitérios indígenas.

Diz a lenda que índios Tarairius que povoaram a região por volta do século XVIII escolhiam o lajedo para sacrificar suas vítimas por acreditarem se tratar de uma região espiritualizada. Os proprietários não permitem a exploração da área por temerem que haja depredação, no local existem pinturas rupestres de 2 a 10 mil anos atrás.

Turismo Ecológico

O Cariri representa hoje no Estado um novo ramo no setor de turismo ecológico. Segundo a presidente da PBTur, 45 municípios paraibanos possuem potencial turístico, uns já desenvolvidos, outros em fase de desenvolvimento. Cabaceiras sai na frente na região porque já tem um produto a oferecer.

A cidade foi cenário de vários filmes nacionais, a exemplo de O Auto da Compadecida, Viva São João e o ainda inédito Urubus, Aspirinas e Papagaios e, no último final de semana, o Lajedo de Pai Mateus foi escolhido para cenário da campanha publicitária “O Brasil não conhece o Brasil” da Cavalera, grife internacional de moda jovem.

A cidade de Boqueirão é outra situada no Cariri que está em ascensão turística. Dois hotéis foram reabertos recentemente. A intenção dos governos estadual e municipal é transformar Boqueirão em atração turística. A cidade tem o artesanato das redes, tem o pôr-do-sol no açude Epitácio Pessoa (foto) e a culinária regional.

 

 

 

Fonte: Governo PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top