All for Joomla All for Webmasters

Casa de Cultura em Taperoá

Ariano Suassuna é homenageado com a criação da Casa de Cultura e do Projeto Tecendo o Saber.

O município de Taperoá, localizado no Cariri paraibano, será contemplado com a implantação da Casa de Cultura Ariano Suassuna e o funcionamento do Projeto Tecendo o Saber.

Ariano Suassuna é homenageado com a criação da Casa de Cultura e do Projeto Tecendo o Saber.

O município de Taperoá, localizado no Cariri paraibano, será contemplado com a implantação da Casa de Cultura Ariano Suassuna e o funcionamento do Projeto Tecendo o Saber.

Para tanto, o governador Cássio Cunha Lima assinou na tarde de sexta-feira, 22, dois termos de cooperação técnica, numa parceria firmada com a Fundação Roberto Marinho, Rede Globo de Televisão e Prefeitura Municipal de Taperoá.

A solenidade aconteceu no set de filmagens da micro-série da Rede Globo de Televisão "A Pedra do Reino", baseada em obra de autoria do escritor paraibano Ariano Suassuna. Além do governador e do próprio Ariano Suassuna estiveram presentes ao evento o gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, Ricardo Piquet; o diretor de Núcleo da Rede Globo de Televisão, Luís Fernando Carvalho; presidente da Assembléia Legislativa, Rômulo Gouveia; secretários estaduais; prefeito de Taperoá, Deoclésio Moura Filho e outras autoridades.

A Casa de Cultura Ariano Suassuna vai ser um espaço cultural de grande importância para o município porque no local funcionará uma exposição permanente da obra de Ariano Suassuna; sala destinada a oficina de artesanato e outros setores que visam valorizar e impulsionar a cultura local.

Já o Projeto Tecendo o Saber vai beneficiar, a partir de fevereiro de 2007, 1.200 jovens e adultos com ensino da primeira a quarta séries do nível Fundamental. Para tanto, no local estarão funcionando vinte tele-salas de aula.

Durante a solenidade, o governador Cássio Cunha Lima anunciou ainda o interesse do Estado em tornar o set usado nas filmagens (concluídas na sexta-feira, 22) da micro-série da Rede Globo de Televisão em espaço permanente de cultura, pois a idéia é preservar a área que vai adquirir notoriedade nacional com a exibição da "Pedra do Reino" em 2007, ano em que Ariano Suassuna completa 80 anos de vida.

Além do governador Cássio Cunha Lima, discursaram durante a solenidade o gerente da Fundação Roberto Marinho, Ricardo Piquet, que agradeceu à comunidade de Taperoá e ao Governo do Estado o acolhimento que a instituição recebeu na Paraíba. Segundo ele, a fundação estará sempre aberta a manter parcerias com o Estado visando o bem de todos os paraibanos.

O diretor da micro-série "Pedra do Reino", Luís Fernando Carvalho, enalteceu a colaboração de todos os paraibanos ao projeto, destacando que ela visa elevar e valorizar a cultura do Estado, além da obra imortal de Ariano Suassuna.

O prefeito de Taperoá, por sua vez, mostrou-se feliz com o destaque que o seu município já vem obtendo em nível nacional devido à gravação de mais uma produção da Rede Globo.

Em seguida, ao conceder entrevista à imprensa, reconheceu a importância da política de parcerias adotada pelo governador Cássio Cunha Lima, beneficiando os diversos municípios paraibanos, entre eles Taperoá.

O escritor Ariano Suassuna falou com emoção sobre o seu reencontro com Taperoá, ressaltando lembranças do passado, especialmente do período em que cresceu e assimilou os traços culturais da sua terra.

Para o escritor, além de mais uma produção televisiva sobre a sua obra, será de fundamental importância a iniciativa da parceria entre o Estado e outras instituições visando a implantação da Casa Ariano Suassuna, pois, conforme avaliou, será mais um espaço de reconhecimento e de valorização da cultura nordestina.

taperoa.com
A União

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top