All for Joomla All for Webmasters

Circuito das águas

Trilha Circuito das águas leva ecoturismo para Boqueirão. Caminhantes poderão se refrescar no açude Epitácio Pessoa.

O visual, o cheiro e a cor de Boqueirão serão explorados no próximo domingo, dia 9, com a trilha ‘Circuito das Águas’, formada por pessoas que adoram uma caminhada ao ar livre. Trilha Circuito das águas leva ecoturismo para Boqueirão. Caminhantes poderão se refrescar no açude Epitácio Pessoa.

O visual, o cheiro e a cor de Boqueirão serão explorados no próximo domingo, dia 9, com a trilha ‘Circuito das Águas’, formada por pessoas que adoram uma caminhada ao ar livre. A trilha faz parte do calendário das caminhadas na natureza chamado de ‘Anda Brasil’, desenvolvido pelo Instituto Internacional de Caminhadas na Natureza – IVV, da França. A Paraíba está com 12 circuitos nesse calendário e metade deles está localizada no Cariri, terra de muitas riquezas naturais.

O passeio de domingo começa com um encontro no mercado central da cidade, às 8h00, passando pela parte histórica de Boqueirão, pelo açude Epitácio Pessoa, indo ao cruzeiro, depois ao cinturão verde (plantações) e terminando o percurso de 10 km, um almoço no Hotel Fazenda Xiquexique. Segundo a gestora do projeto de turismo do Sebrae, Rosa Maria Nascimento Correia, os caminhantes da trilha ‘Circuito das águas’ receberão, ao final do percurso, um passaporte para o registro das caminhadas. Ao completar dez trilhas, o participante recebe um certificado do instituto francês.

Na última quarta-feira, representantes de cinco municípios do Cariri se reuniram para mostrar novos parceiros que se uniram ao projeto das trilhas de Boqueirão, como associações de turismo e feirantes e a prefeitura municipal. Antes dessa reunião, os trilheiros do Cariri estiveram em João Pessoa para oficializar quatro novas trilhas na região que tem diversidade cultural e duas primaveras. Atualmente, Taperoá tem dois circuitos de trilhas, além de Cabaceiras, Monteiro, Serra Branca e Boqueirão que possui um em cada município.

A melhor notícia é que o passeio ecológico pode ser feito por qualquer pessoa, basta entrar em contato com o organizador Desildo Cavalcante pelo telefone 9307-0478 ou ligar diretamente para o hotel Xiquexique (3391-1469) e reservar a participação.

Outras práticas – A prática das trilhas é considerada de baixo impacto na natureza pelos turismólogos, assim como andar de bicicleta ou a cavalo. A idéia da trilha é desenvolver esses outros hábitos saudáveis e que não agridem o meio ambiente, "É uma verdadeira conscientização para as belezas naturais que as cidades possuem, principalmente as do território do Cariri", explicou Rosa.


taperoa.com

Sebrae Paraíba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top