All for Joomla All for Webmasters

Consórcio de saúde


Prefeitos do Cariri estão se reunindo para buscar soluções em torno de problemas no setor da saúde
Prefeitos do Cariri estão se reunindo para buscar soluções em torno de problemas no setor da saúde

Os gestores vão criar o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde para oferecer serviços em nove especialidades e assim, poder atender a população carente dos seus municípios. A primeira reunião acontecerá no próximo dia 27, em Taperoá, Cariri Paraibano, às 9h00.

O Consórcio vai contar com a participação dos municípios de Cacimbas, Desterro, Parari, Santo André, Assunção, Juazeirinho, Soledade, Salgadinho e Livramento. “O grande objetivo é atender a população desses municípios em serviços especializados na média e da alta complexidade, considerando a carência que as pessoas dos pequenos municípios têm”, disse a secretária de saúde do município de Taperoá, Niedja Rodrigues.

Ela informou ainda que a criação do Consórcio de saúde pretende ainda resgatar a cidadania dos usuários do Sistema único de Saúde (SUS). “Eles serão atendidos nas suas cidades, evitando o deslocamento para grandes centros, onde usualmente, eles enfrentam longas filas para ter direito aos atendimentos, o que causa um desgaste nas pessoas e custos para as prefeituras, com transporte, alimentação, entre outros”, acrescentou.

A reunião contará com a participação dos prefeitos envolvidos na criação desse serviço de saúde, que já terá a nova legislação dos consórcios públicos, dando a oportunidade para os dirigentes construírem um novo modelo de gestão pública, por meio do ajuste de políticas federativas no espaço territorial, onde a responsabilidade deverá ser distribuída por todos os consorciados. De forma pública, o consórcio poderá receber recursos do Governo Federal para atender a saúde.

taperoa.com
Giovannia Brito – Assessoria da Amcap

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top