All for Joomla All for Webmasters

Consórcios de saúde serão debatidos durante o Encontro dos Povos do Cariri em Taperoá

Secretários municipais de saúde, técnicos, profissionais e pessoas ligadas à área participarão em novembro do Encontro Regional de Consórcio de Saúde, que será realizado durante o Encontro dos Povos do Cariri (EPC). O evento debaterá os desafios dos consórcios, mostrará as experiências de sucesso e o que ainda falta avança com essa modalidade. EPC ocorrerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, em Taperoá.

Os consórcios de saúde tem se transformado em alternativas para os problemas que os municípios enfrentam no setor. A região do Cariri foi pioneira na adoção do serviço, e hoje se destaca a nível nacional, após a implantação de dois consórcios que hoje atendem 26 municípios, oferecendo médicos em várias especialidades, como: Dermatologia, Neurologia, Ofatalmologia, Endeocrinologia, Mastologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Ultrassonografia, urologia e Endocrinologia, além de exames de ultra-sonografia, eletro encefalograma, colposcopia, endoscopia digestiva, teste ergométrico, entre outros.

Eles também disponibilizam para os usuários pequenas cirurgias. O primeiro a ser criado foi o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (Cisco), com sede na cidade de Sumé. Ele já tem 13 anos de serviços prestados aos caririzeiros. Vendo a experiência exitosa, mais nove prefeitos se organizaram e criaram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Oriental (Ciscor), com sede em Queimadas.

A idéia de formar mais um surgiu também a partir do momento em que os gestores perceberam que ficaria inviável se associarem ao Cisco, tendo em vista a distância que separava os municípios da parte oriental da região. Ele hoje também é referência nos serviços que oferta a população de nove cidades, com profissionais de saúde, indo a cada município levando atendimento em várias especialidades para os usuários.

Pela excelência do trabalho junto aos habitantes do Cariri, os dois consórcios hoje recebem visitas de gestores e técnicos de outras regiões da Paraíba, e de vários estados do país. Por conta disso, e no intuito de melhorar ainda mais e ampliar a assistência à população, o tema consórcio de saúde foi incluído dentro do Encontro dos Povos do Cariri. A reunião terá a coordenação de Niedja Rodrigues de Siqueira, que já foi prefeita de Sumé, e tem larga experiência na gestão pública de saúde.

 

Ascom – Giovannia Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top