All for Joomla All for Webmasters

Curso de capacitação em corte e costura é oferecido a população através da Prefeitura de Taperoá

Na última segunda-feira, 27 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Taperoá, através do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), com parceria com a ODESC (Organização Social para o Desenvolvimento Sustentável e Capacitação) e o Ministério do Desenvolvimento Social, entregaram mais um serviço a população do município, o curso de corte e costura.

O projeto foi iniciado o ano passado, com a realização do curso de capacitação em pintura de tecidos, monitorado pela artesã Valeria Diniz, as alunas aprenderam as técnicas de pintura de diversos tipos de folhas, flores e frutos.

Nesta segunda etapa do projeto, o curso oferecido é o de corte e costura, as alunas aprenderão os princípios básicos para o corte de peças, camisetas e bermudas, com duração média de 60 dias, o curso será oferecido aos beneficiários do Programa Bolsa Família do município, terão como instrutoras algumas costureiras já conhecidas na cidade, a exemplo de Clarinha Pimenta, Clenilda e Dona Fátima.

O prefeito Deoclécio Moura Filho, fez a abertura do curso, ressaltando a importância dessa capacitação de mão de obra, e propôs parceria no intuito de futuramente criar uma cooperativa ou associação de costureiras.

Ainda, o prefeito Deoclécio demonstrava sua alegria do inicio da realização desse curso, enfatizando o grande potencial que todos os taperoaenses possuem, “o trabalho dá dignidade aos homens e mulheres de bem, e quando fazemos algo para libertar o povo com o seu próprio trabalho e suor, isso nos gratifica muito, vale apena investir nesses potenciais” disse o prefeito Deoclécio.

Estão sendo disponibilizadas inicialmente 10 máquinas de costuras elétricas, atendendo 20 alunas, divididas em dois turnos. A Prefeitura de Taperoá também comprou máquinas industriais e matéria prima para confecção de todo o fardamento escolar da Rede Municipal de Ensino.

Com esse investimento, além de capacitar diversas mulheres do município, também a Prefeitura economizará muito na compra de fardamentos para toda a administração municipal, pois as vestimentas como jaleco para dentistas, médicos e enfermeiros dos PSF’S serão confeccionados por essa equipe de capacitação.

Por fim, a primeira dama do município Ana Maria da Trindade Moura, relatou também sua alegria de ver mais uma ação que trará não apenas economia ao poder executivo municipal, mas também alegria e satisfação das futuras costureiras que serão formadas neste curso.

A secretária municipal do bem-estar social, Áurea Mota, lembrou que em virtude de inicialmente serem 20 vagas oferecidas, a Secretaria está realizando um cadastro de reservas. Para realizar a inscrição, é necessário fazer parte do Programa Bolsa Família e levar documentos pessoais até a equipe responsável.

 

Ascom PMT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top