All for Joomla All for Webmasters

Distribuição de sementes


Governo do Estado inicia distribuição de sementes para agricultores da região do Cariri paraibano.
Governo do Estado inicia distribuição de sementes para agricultores da região do Cariri paraibano.

O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e alguns municípios do Cariri, começou a distribuição de sementes, nesta segunda-feira (16), para agricultores e produtores rurais da região do Cariri. A entrega aconteceu em Monteiro, no período da manhã, no prédio da Companhia Brasileira de Armazenamento (CIBRAZEM). A distribuição deve continuar nos próximos dias.

As sementes pré-selecionadas foram entregues aos agricultores cadastrados no Programa Garantia Safra 2007. De acordo com os agricultores que receberam os grãos, o grande benefício é o fato das sementes serem precoces, se adaptando plenamente ao inverno da região, quer ele se prolongue ou não, uma vez que são grãos altamente selecionados.

A entrega do produto foi bastante prestigiada por autoridades de toda a região. Estiveram presentes, o deputado estadual João Henrique (DEM), um dos principais batalhadores pela vinda das sementes tão rápido para o Cariri, além de secretários e diretores municipais, a exemplo de Antonio de Melo e Clemilda Inácio, da secretaria de Serviços Rurais de Monteiro. João Henrique representou o Governo do Estado na solenidade.

Também estiveram presentes na cerimônia, o prefeito da cidade de Taperoá, Deoclécio Moura, e representantes da COOPAGEL, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Projeto Dom Helder, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Emater, Embrapa e do INPA de Pernambuco.

O técnico da Emater, Jonildo Torres, explicou que foram entregues a cada agricultor 10 quilos de semente de milho da variedade catingueiro, que fica maduro em cerca de 70 dias, sendo plantando na proporção de dois caroços por cova. E também a mesma quantidade de sementes de feijão da variedade guariba, que devem ser plantadas no mesmo volume. “Este feijão tem excelente paladar, já aprovado pelos moradores da região”, frisou.

Clemilda Inácio, por sua vez, destacou que será realizada uma reunião nesta quarta-feira (18), com representantes de associações e comunidades rurais, para levar informações sobre o manuseio correto das sementes e outras informações importantes quanto ao plantio. A reunião deverá ser realizada na Câmara Municipal de Monteiro no período da manhã.


taperoa.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top