All for Joomla All for Webmasters

Durante Semana Mundial de Aleitamento Materno, Governo inaugura Posto de Coleta em Taperoá

leite-materno.jpg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza no período de 1º a 7 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam), que esse ano tem como slogan “Amamentação e Trabalho – para dar certo o compromisso é de todos”. Na programação constam diversas atividades nas maternidades e serviços vinculados, como palestras, cursos por todo Estado, através da Rede de Bancos de Leite do Estado, e panfletagens. Já no dia 26 de agosto, será inaugurado o 26º Posto de Coleta de Leite Humano da Paraíba, no Hospital Regional de Taperoá.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é considerada um veículo de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno e acontece simultaneamente em 120 países, tem como objetivo incentivar melhorias das condições de trabalho da mulher trabalhadora que amamenta na própria instituição, como por exemplo, criando Salas de Apoio à Amamentação, a extensão da licença maternidade paga de 120 para 180 dias, criação de creche no local de trabalho da mulher quando necessário, entre outros.

banco-de-leite-300x200E dando continuidade às ações de promoção do aleitamento materno e doação de leite humano em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), as equipes dos Bancos de Leite Humano do estado darão suporte a essa população, com diversas atividades. “Nos dias 27, 29 e 31 de julho estamos oferecendo uma Formação em Manejo do Aleitamento Materno e Captação de Doadoras dos trabalhadores das Unidades de Atenção Básica do DSEI nos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, respectivamente”, disse a diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.

Já entre os dias 10 e 14 de agosto, será promovida uma Capacitação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, em parceria com a SES, Ministério da Saúde e municípios da região metropolitana. “O evento tem por objetivo promover a amamentação e alimentação complementar saudável dentro das unidades de saúde, a fim de certificá-las como unidades que apoiam a saúde da criança”, explicou Thaíse. O público alvo da capacitação são as equipes dos municípios da região metropolitana de Bayeux, Conde e Cabedelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top