All for Joomla All for Webmasters

Encontros Dos Povos Do Cariri

Todas as artes do Cariri paraibano se encontram a partir desta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (22) o Encontro dos Povos do Cariri, que trará a tona diversos talentos do território paraibano que é rico em tradição da cultura popular. A região de Zabé da Loca, Pinto de Monteiro e Sandra Belê terá a primeira edição do Encontro, que será realizado em São João do Cariri, a cidade mãe do território. Até o domingo, dia 25, mais de 100 artistas e ativistas culturais do território mostrarão seus trabalhos.

Logo no primeiro dia do evento haverá o Encontro de Violeiros, Aboiadores e Cordelistas a partir das 18h. A proposta é reunir esses artistas, segundo o coordenador Felizardo Moura. Ele sabe da existência de centenas desses grupos que fazem da vida no campo tema para cantigas, aboios e cordéis. Esse Encontro terá a participação do poeta popular da cidade da Prata, Zé de Cazuza. Ele é uma referência bibliográfica do Cariri e pretende reunir mais poetas num grande recital.

O Salão de Artes Plásticas inicia suas atividades no dia 23. O evento terá uma homenagem especial ao pintor Miguel Guilherme e ao escultor Maritônio Portela. Já as rezadeiras de Boa Vista, que ficaram famosas no Encontro da Nova Consciência deste ano, estarão abençoando os visitantes. Curar os males com a força de ervas medicinais e da reza é a proposta delas no Encontro de Rezadeiras do EPC.

Na primeira Mostra de Dança do território, de 23 a 25, mais de 20 cidades caririzeiras estão confirmados na programação, com 25 grupos, conforme o coordenador da Mostra, Erasmo Rafael. “Os eixos do mini-encontro serão as danças popular, de rua e o balé clássico. Essa é uma oportunidade dos artistas da dança se conhecerem e mostrarem seu trabalho no território, onde nunca se apresentam”, completou Erasmo.

Outra mostra importante, com espetáculos de Taperoá, Sumé, Parari e Serra Branca, é a de Teatro, que acontecerá dias 24 e 25. Já na Mostra de Corais, que ocorrerá dia 23, das 18h, doze corais de várias cidades do Cariri estão confirmados na programação. E o Encontro de Bandas e Fanfarras será animado, nos dias 23 e 24, por bandas e fanfarras de todas as cidades do Cariri.

Lançamentos

A Mostra de Literatura José Rafael de Menezes, do dia 23 ao 25, merece atenção, pois vão ser lançados novos livros de autores do Cariri. Serão nove mostras de acervos literários de livros raros e autorias caririzeiras, como o da EDUEPB.

O Festival de Música Regional, nos dias 23 e 24, no Palco Principal, terá a participação dos seguintes grupo e artistas: Gaviões da Serra; Balanço na Rede Cia; Genildo e Ginaldo; Forrozão RedBull; Agarra e Beija; Chapéu de Palha; Forró Raiz; Zé Dilica; Júnior Cordeiro – Lançamento CD Carrascais; Gente Boa e Banda Perfil.

Na Mostra de Cinema estão programadas exibições cinematrográficas representativas dos seguintes municípios:

Zabelê: “O Escuro”, “Pega de Boi” (dois documentários), “Reisado de Zabelê” (produzido pela ABD), “Rapadura é Doce, Mas não é Mole Não”.

Amparo: “Cruz da Moça”

Boa Vista: “Da Voz Libertadora a Voz Do Cariri”, “Caminhoneiros de Boa Vista”, “O Ramo”.

São Sebastião do Umbuzeiro: “O Bode do Padre”.

Sumé: “Capa de Chuva”.

Cabaceiras: “Cabaceiras”.
Filmes ABD.

Outros eventos

A programação completa do Encontro dos Povos do Cariri prevê ainda a realização dos seguintes eventos: Encontro de Prefeitos, dia 24, no Auditório Kiriry; Enconto de Vereadores, no mesmo dia e local; Encontro dos Gestores Municipais de Turismo e Cultura, dai 23, também Auditório Kiriry; No mesmo dia e local, Encontro de Secretários Municipais de Educação; dia 25, no Clube Municipal, Encontro dos Sindicatos dos Trabalhadores rurais do Cariri.

Também acontecerá, nos dias 24 e 25, na escola Joé Leal Ramos, o Encontro Regional de Futsal; Conferência sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento do Cariri, no dia 23, no Clube Municipal, é outro importante evento previsto na programação.

Ainda merecem destaque na programação o Encontro dos Secretários de Agricultura do Cariri Ocidental, dia 23, no Auditório da Escola Tertuliano de Brito – Centro; Encontro das Primeiras Damas do Cariri, no dia 24, também no Auditório da Escola Tertuliano de Brito; Encontro de Caprinocultores, dia 23, no Clube Municipal; Encontro Acadêmico, dia 24, também no Clube Municipal; Encontro de Bandas e Fanfarras, no dia 25, nas ruas do Centro de São João do Cariri, por ordem de chegada; e Caminhada da Paz, dia 25, com início no largo da Igreja de Nossa Senhora dos Milagres.

O encontro

Através de uma ação compartilhada que reúne diversas organizações governamentais e não governamentais, a cidade de São João do Cariri estará sediando a primeira edição do Encontro dos Povos do Cariri no período de 22 a 25 de outubro, sob o tema Desenvolvimento e Sustentabilidade.

O objetivo geral do Encontro consiste em promover alternativas de fomento ao desenvolvimento cultural, econômico, social, institucional e ambiental do Cariri, inspirado nos caminhos da cooperação, inovação e empreendedorismo, através do Pacto Novo Cariri no seu ano 10.

Clique aqui e confira a programação completa do Encontro dos Povos do Cariri

taperoa.com
com informações da Coordenação do EPC 2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top