All for Joomla All for Webmasters

Ensino Superior

Ministério da Educação e Cultura publica edital autorizando implantação de quatro novas Universidades em cidades do interior. Municípios de Cabaceiras e Taperoá, no Cariri Paraibano foram contemplados. Ministério da Educação e Cultura publica edital autorizando implantação de quatro novas Universidades em cidades do interior. Municípios de Cabaceiras e Taperoá, no Cariri Paraibano foram contemplados.

As cidades de Cabaceiras e Taperoá, no Cariri, Coremas e São Bento, no Sertão, foram selecionadas no processo seletivo de Pólos de Apoio Presencial para o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, de acordo com os pareceres emitidos pelas comissões de seleção e assessoria, realizados no período de 14 de junho de 2007 a 19 de janeiro de 2008.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB – é um programa do Ministério da Educação, criado em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação e possui como prioridade à capacitação de professores da educação básica.

Seu objetivo é de estimular a articulação e integração de um Sistema Nacional de Educação Superior. Esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, as quais se comprometem a levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros.

Os Secretários Municipais de Educação, responsáveis pela solicitação da UAB, receberão os pareceres das Comissões e deverão assinar Termos de Compromisso se responsabilizando pelo cumprimento das adequações determinadas.

Apesar da prioridade do programa ser a capacitação de professores da educação básica, com a oferta de cursos de licenciatura e de formação continuada, a UAB também disponibiliza vários outros cursos superiores nas mais diversas áreas do saber.

Cabaceiras, localizada na região do Cariri Oriental, foi contemplada pelo MEC devido à sua localização, possibilitando o ingresso de alunos das cidades de São Domingos do Cariri, Boqueirão, Caturité, Boa Vista, Barra de São Miguel e Caraúbas.

Segundo a Secretária de Educação, Rosilene Oliveira, no projeto enviado em junho do ano passado, a solicitação da implantação dos cursos de Pedagogia e Turismo, deveu-se a dois fatores. Um, seria a vocação natural da região para o Turismo. Outro, seria a possibilidade de melhorar a qualidade do ensino de toda a região, através da formação superior do corpo docente.

A realização de exame vestibular e conseqüentemente o início das aulas estão previstos para o segundo semestre deste ano.

taperoa.com
Iparaiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top