All for Joomla All for Webmasters

Expedição Terra da Gente Paraíba

Expedição Terra da Gente Paraíba

Viagens aos municípios de Picuí, Juazeirinho, São José do Sabugi, Santa Luzia, São Mamede, Taperoá (terra de Ariano Suassuna e Vital Farias), Gurjão, São João do Cariri, Barra de São Miguel, Serra Branca, Caturité, Caraúbas, Congo, Camalaú, São João do Tigre, Sumé, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro (terra de Flávio José e de dezenas de trios de forró), Prata e Ouro Velho.

Vale lembrar, que poderão ser visitados, lugares fora do roteiro, à medida que a expedição for avançando e a coleta de informações locais, justifiquem ligeiros desvios do roteiro original."

É preciso esclarecer que a expedição não foi contemplada com financiamento do FIC-Fundo de Incentivo à Cultura.

RESUMO DO PROJETO

Explosiva em belezas naturais e arquitetônicas, a Paraíba ainda é uma terra desconhecida dos seus. Pronta para ser exibida, abriga entre suas fronteiras um imenso potencial turístico, cultural e ecológico, carente de dimensionamento. Registrar, num ciclo anual, as facetas ainda desconhecidas da cultura, arte e costumes da Paraíba, numa espécie de diário de bordo eletrônico, com disseminação ampliada por diversas mídias de apoio (incluindo internet e televisão), é o que pretende o fotógrafo-multimidia, Guy Joseph cuja meta é percorrer o estado sobre quatro rodas, registrando em imagens digitais, o que decidiu denominar de Expedição “Terra da Gente Paraíba”, incluindo peculiaridades e aspectos ambientais e humanos, numa ciranda antropológica com viés jornalístico e institucional, tendo como modelos inspiradores as expedições realizadas por Câmara Cascudo e Mário de Andrade, no século passado. Desvendar a Paraíba e revelá-la em sua visceralidade e multiplicidade. O resultado será publicado em um livro com fotografias, além da realização de exposições com as imagens da viagem

Transporte da equipe, exibindo
merchandising dos patrocinadores

OBJETIVOS

É dentro dessa linha que pretende ser conduzida a Expedição Terra da Gente Paraíba, registrando e documentando, em viagens alternadas pelas regiões do estado, compondo 30 dias na base (João Pessoa) e 60 dias em campo. Transformando, ao longo do itinerário, a coleta de dados em home-page, livro, exposição e programas especiais para televisão, massificando e moldando a identidade de um povo ávido por uma nova mentalidade e uma impressão positiva a seu próprio respeito. Ao final deste projeto, a Paraíba terá disponível um banco de informações que mostrará o perfil do estado em seus diversos aspectos, com ênfase especial ao seu povo, sua cultura e o meio ambiente. Assim, estarão sendo promovidos à população o esclarecimento e a conscientização da importância da educação e da preservação da memória, cultura e meio ambiente, para o seu próprio bem-estar. A Expedição Terra da Gente Paraíba, por suas características multimídia, em cada município visitado, terá montada uma pequena exposição com fotografias de Guy Joseph, como forma de interagir com a população, apresentando ao público dessas cidades, uma parcela da obra de um fotógrafo da Paraíba. Vale lembrar que a maior parte dessas populações, raramente, têm
a oportunidade de visitar uma mostra de fotografia, em seus próprios municípios. A Paraíba, conhecendo a Paraíba.
Desta forma, o resultado da expedição e suas facetas midiáticas, servirão como divulgação da Paraíba lá fora, apresentando um produto viável e de fácil acesso. Com os braços abertos para o turista nacional e estrangeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top