All for Joomla All for Webmasters

Festa de São Sebastião

Treze cidades, quatro do Cariri paraibano, fazem festa para São Sebastião. Maioria dos municípios anteciparam a programação.

Treze cidades, quatro do Cariri paraibano, fazem festa para São Sebastião. Maioria dos municípios anteciparam a programação.

São Sebastião é o protetor contra as pestes, e, portanto, se justifica a presença quase que obrigatória do mártir nas igrejas coloniais, capelas ou pequenos nichos devocionais. É um dos santos mais queridos e festejados em centenas de cidades brasileiras, cujo dia é festejado em 20 de janeiro. No Estado da Paraíba, por exemplo, são dezenas de cidades que têm o santo como padroeiro.

O dia de São Sebastião é comemorado de forma especial pelas igrejas e muitas delas devem antecipar a programação. Além das missas, rezas, ladainhas e procissões, entre outros rituais religiosos, as prefeituras das cidades, que têm o santo como padroeiro, também promovem suas festas profanas, numa reverência ao mártir. São shows de artistas, leilões e outras atividades, que contribuem para o incremento da economia, ao mesmo tempo em que gera renda a muitas pessoas.

Entre as cidades paraibanas, que têm o santo como padroeiro ou mantém a tradição de comemorar à data estão Bayeux, Gurjão, Juripiranga, Nazarezinho, Picuí, São Sebastião de Lagoa Roça, Santa Rita, São João do Tigre, Taperoá, Matinhas, São Sebastião de Umbuzeiro (foto), Santa Luzia e Riachão.

Na cidade de Matinhas (região do Brejo), as festividades de São Sebastião, promovidas pela Igreja Católica, com o apoio da Prefeitura Municipal, já estão movimentando a cidade. A previsão dos organizadores da festa é de que até o próximo dia 20, quando é celebrado o dia do mártir, cerca de cinco mil pessoas, entre visitantes, residentes em municípios vizinhos e filhos da terra participem da programação.

As festividades na cidade de Matinhas, alusivas ao padroeiro, foram iniciadas desde o último dia 15, com a caminhada das comunidades. Além do novenário, as pessoas podem colaborar com a festa participando, de alguma forma, da quermesse, em frente à igreja matriz, localizada à avenida Governador Antônio Mariz. Na noite de ontem as pessoas se envolveram em um momento de cânticos de louvores, com o Grupo Vida Nova, de Alagoa Nova, no pátio da igreja.

A programação social conta com toda uma estrutura, incluindo pavilhões, palco para shows com artistas regionais, parque de diversão, realização de bingos, entre outras atividades. O grande momento da festa religiosa de Matinhas acontecerá no dia 20, quando será celebrada a solene missa, às 16h, na Igreja Matriz, seguida da procissão pelas Ruas da cidade, com a imagem de São Sebastião.

taperoa.com
JP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top