All for Joomla All for Webmasters

Festival Internacional de Folclore do Cariri acontece até dia 30 em oito cidades

Mistura de ritmos, sons e cores. O II Festival Internacional de Folclore do Cariri, que acontece até o próximo dia 30, reune grupos do Brasil, África do Sul e Paraguai. O evento começou neste domingo (20), em Taperoá, onde as apresentações continuam nesta segunda-feira (21), a partir das 20h, na Praça João Suassuna. Na quarta-feira (23), as companhias seguem em caravana para outras sete cidades. O festival é uma promoção do Pontão Cariri Território Cultural, Universidade Leiga do Trabalho (ULT), Centro de Cultura Popular Luisa Maciel e Comitê Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (Cioff).

Antes das apresentações na noite deste domingo, os grupos desfilaram pelas principais ruas de Taperoá e fizeram uma participação na missa. Nesta segunda-feira (21), as companhias internacionais fizeram animações em escolas da rede pública e privada de Taperoá. Os bailarinos interagiram com as crianças, que puderam conhecer um pouco da cultura africana a paraguaia.

Nesta terça-feira (22), as mesmas atividades serão realizadas em outras escolas do município, a partir das 14h. A partir das 16h30, os grupos realizam um aulão de dança para o público, na Praça João Suassuna. “Essa interação com o público, seja nas escolas ou na praça, é um dos momentos mais importantes do festival porque permite a troca de experiências culturais. Os grupos internacionais nos ensinam as suas danças, músicas e língua, mas também saem daqui levando com eles um pouco da nossa cultura”, disse Alice Monteiro, coordenadora do festival e do Pontão Cariri Território Cultural.

O festival continua até o dia 30 deste mês nos seguintes municípios: Assunção (dia 23); Juazeirinho (24); Camalaú (25); Monteiro (26); Soledade (27); Boa Vista (28) e Marcação (29 e 30). Em todos os municípios, além dos grupos convidados, haverá apresentação de grupos locais. O evento tem a parceria do Governo do Estado, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, Sebrae, Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar), Ponto de Cultura Cariris Dança e Vida e prefeituras municipais.

 

taperoa.com
Com Ascom – Paula Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top