All for Joomla All for Webmasters

Governo do Estado inaugura Posto de Coleta de Leite Humano em Taperoá

bancoleitetaperoa4.jpg

Inauguração do 21º posto de coleta de leite reforça política de humanização desenvolvida pelo Governo da Paraíba

Novo posto funcionará no prédio do Hospital Geral de Taperoá, que já é referencia para 15 municípios da região do cariri oriental

A inauguração, nesta quarta-feira (26), do mais novo Posto de Coleta de Leite Humano da Paraíba, que funcionará numa sala exclusiva no Hospital Geral de Taperoá, fortalece, ainda mais, a política de priorização da saúde materno e infantil do governo estadual, que tem na expansão da rede de bancos de leite do estado uma de suas principais diretrizes. O posto de Taperoá é o 21º da Paraíba que tem, atualmente, a maior rede de serviços de coleta e distribuição de leite humano do Nordeste, ocupando o 1º lugar na região, com 27 equipamentos, sendo 21 postos e seis bancos de leite.

A solenidade contou com a presença da secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, da diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro, da coordenadora do Banco de Leite Dra. Vilani Kehrle, de Patos, Joana Sabino, ao qual o posto de coleta de Taperoá será referenciado, do gerente da 6ª Regional de Saúde, Leudo Farias, do diretor da Maternidade de Patos, Dr. Odir Pereira, do prefeito de Taperoá, Jurandi Farias, entre outras autoridades.

“Destacamos que a ampliação da Rede de Banco de Leite na Paraíba é reflexo de uma política de humanização, que preconiza a atenção de qualidade, a ampliação de acesso e descentralização das ofertas assistenciais. O hospital de Taperoá atuará reforçando a importância do leite materno e fortalecendo a captação para dar suporte às crianças que realmente necessitam”, disse a secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira. “Com esse posto teremos um suporte ainda maior para Taperoá e região”, disse o prefeito de Taperoá, Jurandi Farias.
Além dos discursos, a solenidade de inauguração também contou com a apresentação da peça ‘Qual o melhor leite para o seu bebê’, encenada pelos integrantes do grupo ‘Mãe leoa’, de Patos, cujo enfoque foi a importância da amamentação e os diferenciais do leite humano na saúde e desenvolvimento dos bebês.

O posto de coleta de Taperoá vai beneficiar cerca de 100 mil habitantes de 15 municípios que circundam o cariri oriental. A expectativa é de uma coleta mensal em torno de 20 litros de leite materno, para atender aos leitos de neonatologia da Maternidade Dr. Peregrino Filho.

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, especialmente, com coleta domiciliar. Duas vezes por semana, inicialmente, será feito o encaminhamento do leite coletado em Taperoá para Patos, onde o produto passará por análises e testes antes de ser doado aos bebês internos na Maternidade. O posto de coleta de Taperoá é uma sala exclusiva para esse serviço dotada de equipamentos com todos os itens necessários para o acolhimento, ordenha da mulher doadora e acondicionamento adequado do leite, com pia, bancada, geladeira duplex, caixas térmicas, birô, cadeira apropriada para o desmame, além de vidros esterilizados.

A dona de casa Maria Alzení, moradora da zona rural de Taperoá teve seu bebê, de parto normal. nesta terça-feira (25), no HGT. “O atendimento é excelente. Em 2010 tive minha outra filha em Campina Grande, pois não havia atendimento na região. Com esse hospital a realidade mudou para melhor”, disse ela. Para o diretor geral do HGT, Alex Cabral, a inauguração deste posto de coleta representa mais um avanço para a unidade. “A partir de agora, estaremos integrados neste serviço que é muito importante e salva vidas, sendo também referência na rede estadual como apoiador do Banco de Leite da Maternidade de Patos”, disse Alex.

Sobre a rede estadual

De 2011 até 2014, foram inaugurados seis postos de coleta de leite materno nas cidades de Solânea, Itabaiana, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé. Pombal e também no Hospital Geral de Mamanguape. Entre 2010 e 2014, a Paraíba quase dobrou a coleta de leite materno saindo de 4.734 litros de leite coletado, em 2010, para 7.200 litros, em 2014. O número de bebês beneficiados com leite pasteurizado pelo banco também aumentou, no mesmo período, de 5.029 receptores de leite, para mais de 11 mil crianças beneficiadas no ano passado.

Todo o leite doado é processado e analisado por laboratórios próprios, certificados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o qual garante a inativação dos protozoários, vírus, fungos e bactérias patogênicas, oferecendo ainda a informação de todas as características físico-químicas, tais como grau de acidez, quantidade de gordura e maturidade do produto. Isso garante que cada receptor atendido receba o leite específico para seu quadro clínico, além disso, esses laboratórios são reconhecidos internacionalmente pela sua excelência em padrão de qualidade.

Sobre o Hospital Geral de Taperoá

A unidade de saúde foi inaugurada, em 18 de setembro de 2012. O Governo do Estado investiu na construção do Hospital recursos na ordem de R$ 4.961.015,51 e mais de R$ 2 milhões só em equipamentos. O hospital beneficia mais de 82 mil pessoas dos municípios de Assunção, Soledade, Salgadinho, Livramento, Desterro, Matureia, Teixeira, Tenório, Junco do Seridó, Pararí, São José dos Cordeiros, Taperoá, Juazeirinho, São João do Sabugi, Cacimba, além de outras cidades da região.

O HGT, que é administrada pelo Instituto Gerir, através de um contrato de pactuação com o Governo da Paraíba, desde junho de 2013, disponibiliza os serviços de urgência, emergência, clínica médica, clínica cirúrgica, clínica pediátrica, cirurgias eletivas, cirurgias gerais e oftalmológicas. A unidade de saúde conta ainda com laboratórios, sala de Raio X, sala de acolhimento, sala de classificação de risco, área de nutrição, duas salas de parto, a sala do posto de coleta de leite, refeitório, entre outras dependências. Mais de 170 profissionais trabalham na unidade de saúde, em diversas áreas, 24 horas por dia. O hospital atende uma média de 18 mil urgências e emergências e realiza 1.800 internações por ano.

bancoleitetaperoa3

bancoleitetaperoa2bancoleitetaperoabancoleitetaperoa1bancoleitetaperoa5

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top