All for Joomla All for Webmasters

Hospital Geral de Taperoá homenageia médico que atuava na unidade

hospital-geral-de-taperoa.jpg

Em apoio à campanha do Novembro Azul – que tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata – e do Novembro Laranja – que busca chamar a atenção da população para o zumbido no ouvido, um problema que vem crescendo e já começa a atingir faixas etárias cada vez menores, o Hospital Geral de Taperoá (HGT) realizou, nesta quarta-feira (25) à tarde, palestras a respeito dos temas. O diretor geral do HGT, Alex Cabral, o superintendente do Instituto Gerir que administra a unidade, Dr. Nasser Tannus e o médico Herven Luna Nkumu foram os palestrantes. Na ocasião, foi feita uma homenagem ao médico que faleceu está semana  Dr. Carlos Alberto Machado e que prestou relevantes serviços ao HGT durante 18 anos.

Além das palestras, explica o diretor geral do HGT, ao longo do mês de novembro a equipe de profissionais que atua no Hospital também está usando lacinhos azuis e laranjas, alusivos às campanhas do câncer de próstata e do zumbido, distribuindo informativos sobre os dois temas para todos os usuários e visitantes da unidade e ainda usando camisas padronizadas alusivas as temáticas em questão.

Durante a palestra do Dr. Nasser Tannus foram repassados conhecimentos fisiológicos e terapêuticos acerca do que é o câncer de próstata, como é feito o diagnóstico e o tratamento da doença. Além disso, o médico acentuou a idade de 50 anos como público alvo e homens que tem histórico familiar de câncer de próstata a partir dos quarenta anos dando um destaque ao homem negro. Ele também falou sobre a falta de procura de ajuda médica para um problema de saúde que pode ter cura. “O preconceito é uma dos principais empecilhos para se descobrir precocemente a doença que quando diagnosticada no início tem altas chances de cura”, comentou Dr. Nasser.

O diretor do HGT apresentou o aspecto sociológico e a superação dos medos e tabus relacionados ao tema câncer de próstata, enaltecendo a importância do conhecimento e difusão das ferramentas existentes nas campanhas do ministério da saúde.  Além lembrou ainda o papel das conversas nos espaços sociais e grupos de convivência sobre o assunto e a importância da atuação das esposas e filhos no sentido de  encorajar o homem a fazer os exames preventivos e se cuidar procurando um urologista antes mesmo da apresentação de algum sintoma da doença.

O médico Herven Luna falou sobre a importância da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, conhecida como Novembro Laranja, que esta em sua sexta edição, detalhando o que é o zumbido no ouvido, suas principais causas, as formas de tratamento, e como prevenir. Na homenagem ao Dr. Carlos Alberto, que durante 18 anos empregou sua capacidade profissional e, inclusive, estaria de plantão no HGT no dia de sua morte subida, por causa de uma parada cardíaca, o diretor da unidade enalteceu as qualidades do profissional e cidadão. O evento desta quarta-feira também teve a comemoração dos aniversariantes do mês e dos dias do Radiologista, Bioquímico e  Técnico do Trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top