Histórico FÉLIX DALTRO

E-mail Imprimir PDF

A escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental “Félix Daltro”, esta situada na Praça João Pessoa Nº 200, centro Taperoá Paraíba a 243 km da capital do estado (João Pessoa).

A referida Escola foi construída no governo de Argemiro de Figueiredo em 1937 e inaugurada em 1939 com o nome: Grupo escolar “Félix Daltro”, sendo uma continuação das Escolas Elementares masculina e feminina atendendo a alunos do Pré-Eliminar ao 4º ano do 1º grau (atual 4ª série do Ensino Fundamental).

Seu primeiro diretor foi o Sr. Eliomar Barreto Rocha. A escola recebeu este nome em homenagem ao Dr. Félix Joaquim Daltro Cavalcante, de Cabaceiras, primeiro Juiz de direito de Taperoá, em 1890, quando criada a Comarca. Extinta em 1892, ele ingressou na política. Foi prefeito do município e deputado até 1920, quando faleceu.

Em 1905 o Dr. Félix Daltro, estava entre os fundadores do Instituto Histórico geográfico da Paraíba.
O Grupo escolar “Félix Daltro” foi uma realização Conjunta dos governadores do Brasil e Estados Unidos da América do Norte através de convênio entre o estado da Paraíba SUDENE e U.S.AIB dentro do programa Aliança para o progresso.

Nesta escola também funcionou a primeira escola de nível médio no ano de 1955 à 1974 com o nome de “Minervino Cavalcante” funcionando no turno da noite antiga mobral o qual teve como fundador o diretor geral o Dr. Adônias de Queiroz Melo e como diretor técnico o Dr. José Vilar de Carvalho.
Em 1965 no governo de Pedro Moreno Gondim tendo a frente da Secretaria de Educação o Dr. Antonio Nominando Diniz a escola foi contemplada com uma restauração completa.

Passou a ser chamada Esc. Est. de 1º grau Felix Daltro 1989 no gov. Tarcisio Miranda Burite.
Atualmente a escola chama-se Esc. Est. de Ensino. Infantil e Fundamental “Félix Daltro” atendendo a uma clientela de 502 alunos da alfabetização a 4ª série em dois expediente manhã e tarde.

E tem como Diretora a senhora Vera Lúcia Trajano Gouveia.


INFRA ESTRUTURA.

Recursos Físicos

A Escola Estadual de Ensino Fundamental “Félix Daltro” funciona num prédio público com ampla e conservada infra-estrutura.
A mesma conta com 8 salas d aula, uma área de lazer, uma diretoria, uma secretaria, uma cozinha, um depósito e uma sala de aula de reforço.
As salas de aula apresentam-se bem conservadas com uma boa iluminação e arejadas apesar de não dispor de espaço suficiente tendo em vista o grande número de alunos em sala. As demais dependências todas estão em bom estado de conservação.

A escola não conta com biblioteca, o que poderia estimular o hábito de leitura e ajudar nas pesquisas. Se faz necessário também sala de áudio Visual para que proporcione à comunidade estudantil o espaço adequado para assistir filmes, programas educativos e informativos que ajudam na interdisciplinaridade.
Também não na escola: auditório, laboratório, quadro coberta, quadro descoberto, cantina, refeitório e gabinete dentário.

Os últimos citados acima não influenciam tanto no que se diz respeito aprendizagem no entanto, não deixa de ser um bem para a comunidade estudantil.
Apesar da falta de espaço a escola não deixa de participar de nenhum evento educativo, sendo bem conceituada pela a comunidade no que diz respeito ao ensino - aprendizagem, tendo em vista o compromisso dos profissionais da educação locada na referida escola para com o êxito do educando e da escola.


RECURSOS MATERIAIS

Em relação aos recursos materiais, a referida escola encontra-se bem equipada, pois dispõe de equipamentos de necessidades básicas da comunidade escolar, tais como: televisor, mimeografo, som e outro.

Quanto ao material permanente, mobiliário, eletro doméstico, dentre outros, podemos observar que a escola dispõe de uma precária quantidade de material, tendo em vista o número de alunos, por exemplo quatro filtros para atender uma clientela de quinhentos e três alunos, mesmo assim, a escola vem conseguindo desenvolver um bom trabalho educativo.

No que se refere aos livros didáticos os professores afirmam que deixam deixa a desejar o que aumenta as dificuldades do professor já que os mesmo teram que dispor do seu pouco tempo para pesquisar em outras pontes algo que venha contribuir para a aprendizagem dos alunos, uma vez que a maioria dos livros trazem uma realidade aléia a realidade dos alunos. Mesmo assim os professores como bons artistas que, são fazem o possível para que seus alunos não sejam prejudicados.


CARACTERÍSTICAS SÓCIO – ECONÔMICA – CULTURAL

No diagnóstico sócio – econômico – cultural da comunidade escolar da Escolar Estadual de Ensino Infantil e Fundamental “Félix Daltro” pode se constatar que há um certo equilíbrio com relação a profissão e a renda familiar havendo várias profissões como: comerciantes, professores, pedreiros, agricultores e outras.

No que se refere a renda familiar a maioria recebe de um o dois salários mínimo uma certa quantidade de pois têm ajuda da Bolsa renda ou Bolsa escola, estes, não estão incluídos na renda citada acima.

Em relação à escolaridade dos pais, grande parte não concluíram o Ensino Fundamental, revelando assim, a dificuldade em obter melhores condições de vida.

A maioria destes pais enfrentaram dificuldades para manterem seus filhos na escola, que apesar de ser estadual, não dispõe de todo material escolar para os alunos, assim sendo, os pais precisam de comprar cadernos, lápis, cartolinas, etc. Além das dispesas extras como a participação em eventos educativos


PLANEJAMENTO DE ENSINO: AÇÃO POLÍTICA PEDAGÓGICA.

A escola Est. “Félix Daltro” assim como a maioria das escolas estaduais, se não todas as escolas estaduais do interior do estado da Paraíba não conta com supervisores e orientadores educacionais os quais certamente ajudariam a detectar as principais dificuldades de aprendizagem e assim elaborar um projeto político pedagógico que Vinhessem atender os anseios da comunidade estudantil. No entanto mesmo com a ausência desses profissionais, o corpo docente da referida escola se reúnem a cada bimestre para avaliarem suas práticas pedagógicas e compartilhar as experiência positivas e assim dá continuidade o que houve de positivo, destacar o que não deu certo e planejarem suas atividades diárias de acordo com a realidade e o desenvolvimento cognitivo de cada turma, onde se planeja também como trabalhar a interdisciplinidade para que isso aconteça os professores desenvolvem mines-projetos sobre a realidade do nosso município no qual os alunos são orientados a fazerem pesquisas, pequenas excursões e participarem de eventos culturais, contribuindo assim para que os alunos sanem a idéia de que a aprendizagem só acontece dentro da escola e se tornem cidadãos capaz de conhecer e participar da sua história do su município, seu estado, seu país e seu mundo.


RELACIONAMENTO INTER E INTRA – ESCOLAR

Através dos dados constatados pode-se afirmar, que a Esc. Est. “Félix Daltro”, mantém um bom relacionamento com a Comunidade. No entanto, pode-se observar que a participação dos pais se dá em sua maioria através de convocação por parte da escola. Um dos principais objetivos das reuniões é a entrega de boletins e a participação nas datas comemorativas festivas como: Folclore, São João, 7 de setembro, dentre outras.

A referida escola conta um Conselho Escolar do qual são integrantes professores, funcionários pais e alunos para que assim, a escola de forma democrática, debatendo e acatando as opiniões das partes interessadas, neste caso a comunidade estudantil venha tornar decisões importantes para todos.

Contudo a Esc. “Félix Daltro” é privilegiado no relacionamento intra e inter-escolar, pois constata-se uma excelente integração entre direção, professores, funcionários, alunos pais e a comunidade.



Por Eudélia Simões Vilar

Comentários  

 
#4 jessica 28-01-2014 15:40
linda :lol:
Citar
 
 
#3 emanuelly 12-09-2012 17:51
essa e minha escola;eu estudo com muito prazer :lol: :roll: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Citar
 
 
#2 Graziella Pereira 27-06-2011 23:25
Estudei ai, minha diretora era Odacy Vilar
Citar
 
 
#1 Roberta Faustino 14-11-2010 11:47
EU sou a ex aluna desse colégio e admiro muito ele , eu só sai daí porquê eu queria que fica-se mais perto para minha mãe . eu estudei para D.Marluce que eu não tenho nem palavras para descrever sua bondade e a de todos vcs beijos . qualquer dia eu vou vizitar vocês aí tá cháu . :D
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar