All for Joomla All for Webmasters

Lançado Ciclo Junino em foco

Lançado livro-documentário de alunos de jornalismo da UEPB sobre o ciclo junino

Foi lançado na última sexta-feira (06/06/2008), no Teatro Rosil Cavalcanti, o livro-documentário "Ciclo Junino em foco: tradição viva". O livro é de autoria de alunos do 2º ano do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, em cumprimento a uma das atividades da disciplina Jornalismo Opinativo, Interpretativo e Investigativo. Lançado livro-documentário de alunos de jornalismo da UEPB sobre o ciclo junino

Foi lançado na última sexta-feira (06/06/2008), no Teatro Rosil Cavalcanti, o livro-documentário "Ciclo Junino em foco: tradição viva". O livro é de autoria de alunos do 2º ano do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, em cumprimento a uma das atividades da disciplina Jornalismo Opinativo, Interpretativo e Investigativo.

De acordo com a professora do Departamento de Comunicação da UEPB e coordenadora da produção do material, Gisele Sampaio “a emoção de lançar esse livro é indescritível. Os alunos se envolveram nas diversas funções que foram propostas, como pauteiros, produtores, diagramadores, repórteres, editores, e ficou demonstrado que é possível a universidade sair do estereótipo de que está distante do mercado de trabalho”.

O lançamento, que foi realizado durante o 5º Seminário de Folkcomunicação, contou com a apresentação de artistas locais, cantando músicas tradicionais do período junino, e alunos do Departamento de Comunicação.

O "Ciclo Junino em foco: tradição viva" será distribuído em bibliotecas de instituições de ensino superior, médio e fundamental, no intuito de estimular pesquisas desse tipo nos mais variados níveis da educação.

A obra

O livro-documentário retrata a diversidade dos ícones que compõem o ciclo junino, entre eles as festas, danças, folguedos, músicas, gastronomia, religiosidade, que traduzem de forma educativa e informativa, a imensa riqueza cultural do Nordeste brasileiro. O ciclo junino é uma das manifestações populares mais expressivas no cenário nacional que, apesar do tempo e da tradicionalidade, se faz forte nos dias atuais.

A obra, que inclui DVD multimídia, com 15 minutos de duração, vai além de fotografias, destacando as manifestações populares do período junino. A idéia do unir duas mídias nesse trabalho partiu dos alunos, com o intuito de dar praticidade ao material e atingir um maior público.

De acordo com a professora Gisele, a idéia é partir do religioso para o profano, mostrando alguns dos aspectos que compõem o cenário cultural, social e financeiro no qual a sociedade nordestina está envolvida nesse período.

O trabalho é inédito no Curso de Comunicação da UEPB, por se tratar de um livro-documentário. Foram estudados aspectos da tradição junina em cidades da Paraíba e Pernambuco, entre elas, Monteiro, Itaporanga, Santa Luzia, Taperoá, Campina grande, Caruaru e Santa Cruz.

taperoa.com
Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top