All for Joomla All for Webmasters

Livramento comemora 45 anos

Livramento comemora 45 anos de emancipação política

No próximo sábado o município de Livramento estará comemorando 45 anos de emancipação política. A data será comemorada com vasta programação que se estenderá durante todo o dia, além da homenagem que os Correios e Telégrafos estará fazendo ao município, lançando um selo alusivo ao aniversário da cidade. Livramento comemora 45 anos de emancipação política

No próximo sábado o município de Livramento estará comemorando 45 anos de emancipação política. A data será comemorada com vasta programação que se estenderá durante todo o dia, além da homenagem que os Correios e Telégrafos estará fazendo ao município, lançando um selo alusivo ao aniversário da cidade.

Durante a cerimônia várias autoridades estarão presentes, a exemplo dos vereadores que dão sustentação ao Governo Municipal. O selo será lançado pela gerência regional dos Correios, de João Pessoa. “É um momento muito especial para Livramento, quando lembramos da história da cidade, e ao mesmo tempo nos projetamos para o futuro. Esperamos a participação de toda comunidade”, afirmou o prefeito José Anastácio, acrescentando ainda.

“É muito gratificante administrar um município como Livramento. Hoje ele está em pleno desenvolvimento e se destaca entre as cidades do Cariri Paraibano, pelas ações que estão sendo implantadas e também pela riqueza de sua cultura. Mas sabemos que temos muito para construir", declarou.

A partir das 16h, acontecerá no Centro da cidade, o I Encontro de Bandas Filarmônicas de Livramento, com a participação das cidades de Cacimbas, Desterro, Boqueirão, Barra de São Miguel, São Sebastião do Umbuzeiro, Sumé, Boa Vista, Patos, Juazeirinho e Taperoá.

Nesse momento também será feito uma homenagem póstuma aos maestros Inácio Ferreira, Ivanildo Imperiano, Pedro Antão do Nascimento e Abel Simplício, que contribuíram durante anos para musicalidade do município.

“É uma forma de agradecer a essas pessoas o trabalho desenvolvido durante anos junto à comunidade. Por meio desses homens, foi possível colher muitos frutos. Além deles, temos muito a agradecer ao nosso atual maestro José da Silva Santos, mais conhecido como Zé de Raul, que tem feito muito por dezenas de jovens do nosso município”, afirmou.

Ainda está na programação a realização de campeonatos de futsal, baleada e handebol entre as escolas Maria Salomé e Ministro Alcides. Também haverá competição de atletismo, nos períodos da manhã, tarde e noite.

A festa de aniversário dos 45 anos de emancipação política de Livramento está sendo organizada pelos funcionários da Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação, e conta com a parceria da Câmara de Vereadores, em especial os parlamentares que dão apoio ao Governo Municipal: Ana Anastácio, Flávio Leite, Arnóbio Morais, Ronaldo Dantas, José Nilo Campos, Enoch Alves e Ivanildo Barbosa.

Um pouco da história

De acordo com registro da história do município, a atual sede do município situa-se em terras da antiga Fazenda de Livramento, de propriedade José Marinhe iro de Brito, que, em 1913, doou um terreno para a construção de uma Capela, que foi chamada de Nossa senhora do Livramento, nome da padroeira do lugar.

Livramento foi vila até 15 de dezembro de 1961, quando, sob a Lei 2625, ficou independente de Taperoá. A instalação da cidade deu-se um ano depois. A fazenda Livramento, do Sr. José Marinheiro, foi que deu início ao município de Livramento.

Em 1913, ele fez doação de um terreno para a construção de uma capela em devoção a São José, mas por opção do padre Abel Vilar, depois de construída a capela foi oferecida à Nossa Senhora do Livramento.

O padre Abel, celebrou a primeira missa. Livramento pertencia ao município de Taperoá e teve outros nomes, como Carnaubal , Sarapó e depois de 1949 voltou ao seu nome original de Livramento.

taperoa.com
PB Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top