All for Joomla All for Webmasters

Localização

Taperoá situa-se na Micro Região do CARIRI Paraibano. Limita-se ao norte pelos municípios de Salgadinho (30km), Passagem (36km) e Assunção, ao leste com Juazeirinho(42km) e Gurjão (45km), a oeste com Desterro (33km), Passagem (36km),Teixeira (54km), e a sul com Livramento (30km), São José dos Cordeiros (24km).

Sua altitude é de 500 metros acima do nível do mar. A posição geográfica da cidade de Taperoá é fixada pelas seguintes coordenadas: 7º 12” 23” de latitude Sul e 36º 49” 25” de lonjitude W Gr.

ACIDENTE GEOGRÁFICO: A serra da Borborema atravessa o território municipal com ramificações para outros Municípios da Paraíba e de Pernambuco, tornando assim a superfície de Taperoá bastante acidentada e pedregosa. Erguem- se ainda no Município, como braços da Borborema,as serras do Gonçalo , dos Cariris Velhos e do Algodão.A cerca de 15 quilômetros da sede, no planalto da serra, eleva-se um bloco granito de grande volume e altura, denominado “Pico’que é , depois do Jabre o ponto mais alto do Estado.

De lá é possível descortinar, em derredor, num raio de dezenas de quilômetros, um vasto panorama.

O rio principal do Município é o Taperoá. Nasce no Município de Teixeira e deságua no rio Paraíba, depois de percorrer os Municípios de São João do Cariri e Cabaceiras. O atual topônimo do Município originou- se justamente deste rio. Além do rio Taperoá, banham terras do Município pequenos riachos,sem curso perene, tais como o Cosme Pinto, Mucuito, Salgado, Carneiro e Carnaúba.

Há duas lagoas na fronteira com São José do Egito de Pernambuco, com os nomes de Fundão e Tabuna.Outras: lagoas do Meio, do Escuro, Queimada, Carnaúba e Tarada, que secam no período de estio.

Em 1956 foi inaugurado o açude da lagoa do Meio, com capacidade para sete milhões de metros cúbicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top