All for Joomla All for Webmasters

Microssérie sobre Ariano Suassuna

Microssérie sobre Ariano Suassuna tem apoio do Governo e estréia em junho

Está confirmada para o dia 12 de junho a estréia da microssérie "A Pedra do Reino", baseada na obra do escritor Ariano Suassuna, que comemora 80 anos de vida no dia 16 do mesmo mês. As gravações foram realizadas em uma cidade cenográfica montada em Taperoá, onde aconteceram oficinas com artistas da própria região. Microssérie sobre Ariano Suassuna tem apoio do Governo e estréia em junho

Está confirmada para o dia 12 de junho a estréia da microssérie "A Pedra do Reino", baseada na obra do escritor Ariano Suassuna, que comemora 80 anos de vida no dia 16 do mesmo mês. As gravações foram realizadas em uma cidade cenográfica montada em Taperoá, onde aconteceram oficinas com artistas da própria região.

Depois de rodar a série, a cidade cenográfica se transformou em um centro cultural. A gravação e produção da microssérie têm o apoio do Governo do Estado. O governador Cássio Cunha Lima acredita ser fundamental o apoio do Estado na produção de uma microssérie que valoriza um dos maiores nomes da literatura mundial na atualidade.

A produção, idealização e direção de "A Pedra do Reino" são de Luiz Fernando Carvalho, e faz parte do projeto "Quadrante", que visa realizar duas microsséries por ano, baseadas em talentos regionais da literatura brasileira: "Vamos a diferentes estados do país para buscar a literatura e artistas locais e dar visibilidade a essas riquezas regionais", argumenta o diretor, empolgado com a empreitada. O elenco será formado por artistas consagrados como Fernanda Montenegro, Cacá Carvalho, entre outros artistas nordestinos, escolhidos na região.

A Pedra do Reino é baseada na obra de Ariano Suassuna, autor do livro homônimo. Suassuna é dramaturgo, romancista e poeta, autor do consagrado "O Auto da Compadecida".

Baseada no romance de Ariano Suassuna, a microssérie vai contar a história mítica de Dom Pedro Diniz Ferreira Quaderna, ao relembrar a sua vida sertaneja após ser preso pelo Estado Novo. A Pedra do Reino é a primeira produção do projeto Quadrante, que pretende fazer um resgate da cultura popular do Brasil, com exibição de duas séries por ano. A produção segue o estilo artesanal de Hoje É Dia de Maria, também dirigida por Carvalho, e terá de quatro capítulos, com estréia prevista para junho de 2007.

Taperoá, cidade onde o escritor Ariano Suassuna viveu até os 15 anos, é o cenário escolhido por Luiz Fernando Carvalho para filmar sua microssérie. A quase 220 km de João Pessoa, capital paraibana, a cidade tem apenas 13.500 habitantes. Com a chegada da produção, que ficou mais de um mês no local, muitos moradores alugaram suas casas para hospedar a equipe de 200 pessoas, que ocupa quase uma rua inteira.

Diferentemente da maioria das produções televisivas, A Pedra do Reino ofereceu uma "aula" a sua equipe. No núcleo de artes da microssérie, o artista plástico cearense Raimundo Rodriguez ensinou os artesãos a transformar sucata em arte. Na criação politicamente correta de Raimundo, latas de óleo se tornam armaduras, que irão fazer parte da indumentária da série.

Os atores também aprenderam com a série. Luiz Fernando Carvalho reuniu o elenco para participar de oficinas e palestras. O ator Ricardo Blat treinou os atores na interpretação e a atriz Mônica Nassif ajudou a equipe na expressão corporal, com aulas de dança do ventre. Um mês antes de iniciar as gravações, a equipe já estava concentrada em um galpão, ensaiando.

Para a atriz Mayana Neiva, a preparação foi essencial. "Este trabalho é muito importante, porque a gente instaura um universo mítico e todo mundo passa a pisar no mesmo chão, com o mesmo passo, ouvindo a mesma música", afirma. Segundo o ator Lázaro Machado, a proposta do diretor auxilia o ator a compreender o personagem e fugir da realidade. "Os personagens não são realistas. Isso faz com que a gente saia da nossa vida e vá para um universo de sonhos", diz Lázaro.

Mas a equipe teve uma aula ainda mais importante. A oportunidade de encontrar um consagrado autor da literatura brasileira é rara, mas foi o que aconteceu, no galpão de ensaio da microssérie. O elenco e a equipe de criação de A Pedra do Reino participaram de um encontro com Suassuna, que deu dicas aos atores e explicou a essência de cada personagem. Para o ator Irandhir Santos, que será o protagonista da microssérie, o encontro com Suassuna foi emocionante e o ajudou a compreender Quaderna.

taperoa.com
Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top