All for Joomla All for Webmasters

Novo poço com sinais de petróleo

 

Novo poço com sinais de petróleo é encontrado no município de Sousa

ESDRAS MARCHEZAN

DESCOBERTA – Pesquisadores da UFRJ encontraram as amostras do óleo negro, após uma escavação de 150 metros

Pesquisadores de uma empresa privada contratada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para realizar um estudo geofísico da Bacia sedimentar do Rio do Peixe solicitado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) encontraram mais um poço com sinais de petróleo. A mais recente descoberta foi feita na Fazenda Carnaúba, distante seis quilômetros da zona urbana de Sousa, há quase uma semana. Os pesquisadores cavaram um poço de 150 metros e encontraram amostras de um óleo negro, que segundo os profissionais se trata de petróleo. Mais 70 metros serão cavados no mesmo poço. Os profissionais não adiantaram muitas informações, alegando que o trabalho está em fase inicial e não pode ser divulgado.

A fazenda onde o poço foi cavado fica a quatro quilômetros do local onde foram encontradas as primeiras amostras de petróleo há cinco anos. Os pesquisadores evitaram dar detalhes do trabalho realizado no local, mas disseram que a pesquisa tem o objetivo de coletar amostras do solo da região, que serão levadas para estudos na UFRJ. Em seguida, a universidade vai realizar um relatório e encaminhar o documento para a Agência Nacional do Petróleo (ANP). O grupo de cerca de cinco pesquisadores deve ficar na região por mais vinte dias. O objetivo final deles é encontrar a pedra central da jazida de petróleo que acreditam possui na área da Bacia do Rio do Peixe.

Com a descoberta de mais um poço, os moradores dos sítios localizados na área estão ansiosos e otimistas com o futuro. Para eles, a expectativa é que por debaixo da terra onde moram atualmente em situação precária esteja a solução para seus problemas financeiros. Pelo menos 200 famílias habitam aquela área.

A assessoria da UFRJ não soube dar mais detalhes sobre o trabalho realizado no Sertão da Paraíba. Contactada pela reportagem do JORNAL DA PARAÍBA a assessoria da ANP se comprometeu em fornecer detalhes sobre o assunto, mas não retornou as ligações.

A Bacia do Rio do Peixe foi confirmada no bloco da 9ª rodada de licitações para exploração do petróleo. Pelo menos 16 empresas já estariam interessadas em participar das pesquisas na bacia. A 9ª rodada deve acontecer nos dias 27 e 28 de novembro deste ano.

taperoa.com
JP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top