All for Joomla All for Webmasters

Pacto Novo Cariri

SEBRAE retoma ações na região e representantes de cada município do Cariri Paraibano participaram de uma reunião estratégica para definir novas propostas do programa Pacto Novo Cariri, que busca a sustentabilidade da região. SEBRAE retoma ações na região e representantes de cada município do Cariri Paraibano participaram de uma reunião estratégica para definir novas propostas do programa Pacto Novo Cariri, que busca a sustentabilidade da região.

Os horizontes se abrem mais uma vez para o avanço do desenvolvimento. A região do Cariri paraibano que já foi conhecida pela sua escassez, consegue se destacar ao longo dos anos pela iniciativa de programas como o Pacto Novo Cariri, que busca a dinamicidade e a sustentabilidade da região. Uma reunião de trabalho realizada na manhã de segunda-feira (26/11/2007) na agência Sebrae de Campina Grande, com representantes de 34 municípios, discutiu os novos rumos do programa.

O Pacto, que é um compromisso firmado entre instituições e a sociedade civil organizada, volta a intensificar suas ações, através de visitas e reuniões com as lideranças dos municípios sobre as atividades econômicas que poderiam ser desenvolvidas em cada cidade. Segundo Nilvânia de Souza, gestora do programa, a idéia é fazer todos os municípios tomarem conhecimento dos planos de desenvolvimento de cada cidade. “O programa é um conjunto de projetos que dependem um do outro, o compromisso e a realização deles dependem do trabalho em equipe de vários setores”, enfatiza.

Durante a reunião foi feito explanações a respeito de projetos como a agricultura orgânica realizado pela Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS) no Cariri, o turismo rural e a conferência regional do meio ambiente ocorrida pela primeira vez na região. E ainda uma atividade em grupo para complementar, corrigir e acrescentar as ações propostas nas reuniões.

Segundo a representante de Gurjão, Elenilda Conceição, que já trabalha no projeto “Bode na Rua” também tocado pelo Sebrae, o programa trará novas possibilidades de desenvolvimento e crescimento social. “Planejo investir no setor de turismo e para isso preciso buscar informações e conhecimentos que me preparem para esses novos desafios”, enfatiza.

A representante do Fórum de Desenvolvimento do Meio Ambiente, Joselma Ferreira, ressaltou a importância do programa para a região e a capacidade de expansão de diversos setores econômicos e sociais de cada município. “Hoje já podemos sonhar com um Cariri sustentável e melhor desenvolvido”.

taperoa.com
Sebrae/PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top