All for Joomla All for Webmasters

Pacto Novo Cariri

Sebrae e prefeituras municipais se preparam para realizarem no próximo mês de agosto a Conferência do Pacto Novo Cariri. Encontro acontecerá no Teatro Severino Cabral, em Campina Grande. Sebrae e prefeituras municipais se preparam para realizarem no próximo mês de agosto a Conferência do Pacto Novo Cariri. Encontro acontecerá no Teatro Severino Cabral, em Campina Grande.

Será realizado no início de agosto a Conferência do Pacto Novo Cariri com a participação de lideranças comunitárias, governos municipais e o Sebrae. A idéia é apresentar o trabalho realizado pelo Pacto, suas diretrizes e a proposta para o desenvolvimento da região.

A Conferência deverá ser realizada no Teatro Severino Cabral com a presença de caravanas dos municípios que integram o Pacto, além de convidados, para que possam conhecê-lo. Uma das entidades que está na organização é a Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano (Amcap).

O Pacto Novo Cariri foi criado em 2001 e teve como principal foco o aproveitamento das vocações e potencialidades econômicas locais. Desde então o espírito de cooperação vem propiciando a geração de emprego e renda para os paraibanos que vivem no local.

A caprinovinocultura foi a primeira atividade beneficiada com as ações de capacitação do Pacto, que vão desde a organização dos produtores, treinamentos e consultorias especializadas, até o apoio na busca de mercados e comercialização dos produtos.

A caprinocultura foi uma das atividades que apresentou importantes resultados. Atualmente, são 350 mil litros/mês produzidos no Cariri, que respondem por cerca de 70% da produção de leite de cabra do estado. Uma atividade que passou a injetar meio milhão de reais mensalmente na região, beneficiando diretamente 600 famílias de produtores rurais e mais de 3 mil famílias atendidas pelos programas ‘Leite da Paraíba’, do governo do Estado e ‘Fome Zero’, do governo federal.

Fazem parte do Pacto, os municípios de Alcantil, Amparo, Assunção, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Camalaú, Caraúbas, Caturité, Congo, Coxixola, Gurjão, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, Santo André, Serra Branca, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Sumé, Taperoá e Zabelê.

Retomada

Depois de 34 seminários municipais nos quais foram levantadas as propostas e sugestões locais para o desenvolvimento da região, foram realizados encontros semanais no intuito de consolidá-las junto às instituições parceiras do Pacto Novo Cariri, o que irá culminar na Conferência Novo Cariri. No evento, será apresentado um documento integrando todas as propostas de ações para a região.

Foram discutidos temas como a implantação de uma rodovia que deve interligar os municípios de Sumé a Congo, a expansão da UEPB para a criação de novos campis na região até 2012 e o melhor aproveitamento dos mananciais com a chegada da transposição das águas, que irá abastecer 100% das sedes municipais e 70% da área rural.

taperoa.com
vitrine do cariri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top