All for Joomla All for Webmasters

Pacto pelo Cariri

Prefeitos se reúnem para discutir o Pacto Novo Cariri, em Barra de Santana.

Prefeitos do Cariri e Agreste Paraibano se reuniram no último sábado (26), em Barra de Santana, para discutir as ações a serem implementadas pelo Pacto Novo Cariri. Os gestores decidiram firmar parcerias com instituições governamentais e não governamentais para buscar o desenvolvimento da região. Prefeitos se reúnem para discutir o Pacto Novo Cariri, em Barra de Santana.

Prefeitos do Cariri e Agreste Paraibano se reuniram no último sábado (26), em Barra de Santana, para discutir as ações a serem implementadas pelo Pacto Novo Cariri. Os gestores decidiram firmar parcerias com instituições governamentais e não governamentais para buscar o desenvolvimento da região.

Na ocasião o presidente da Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano (Amcap), José Carlos Vidal, disse que o Pacto vai atuar nos diversos setores da sociedade. “Vamos traçar metas para atuarmos desde a infra-estrutura, passando pelo turismo, até chegar em setores como a educação e saúde, para isso temos o respaldo do Pacto Novo Cariri que já tem uma grande história na região”, informou.

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Jorge Gurgel, lembrou em sua palestra que a instituição está com uma equipe para atender os municípios. “Sabemos do compromisso dos prefeitos dessa região e do empenho que eles têm em resolver os problemas, a Caixa também vai entrar nessa luta”, frisou, acrescentando ainda que o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), deverá liberar recursos que poderão ajudar as pequenas cidades. “O Governo liberou uma primeira parcelar do PAC, mas até julho novos recursos estarão sendo liberados, para isso é necessário que os prefeitos tenham projetos elaborados para apresentarem”, revelou.

De acordo José Carlos Vidal, o objetivo do encontro foi de promover a integração dos municípios com ações viáveis para a região do semi-árido. “A união de todos em torno do Pacto Novo Cariri vem sendo de fundamental para o fomento de novas potencialidades nas nossas cidades. Para isso, temos contado sempre com o apoio de parceiros importantes e articuladores como o Sebrae”, informou.

O superintendente do órgão na Paraíba, Júlio Rafael, lembrou que o Pacto Novo Cariri tem promovido a união da população do Cariri. “Nada obriga as autoridades e a sociedade civil de está aqui, discutindo os problemas e as soluções para a região, no entanto, o Pacto criou esse espírito de união e cooperação entre as pessoas, uma fórmula que vem dando certo, independente da participação de governos. O Pacto é uma realidade transformadora”, afirmou.

O Pacto foi criado em 2001 e teve como principal foco o aproveitamento das vocações e potencialidades econômicas locais. Desde então o espírito de cooperação vem propiciando a geração de emprego e renda para os paraibanos que vivem no local.

A caprinovinocultura foi a primeira atividade beneficiada com as ações de capacitação do Pacto, que vão desde a organização dos produtores, treinamentos e consultorias especializadas, até o apoio na busca de mercados e comercialização dos produtos. “No setor da criação de caprinos e ovinos, para se ter uma idéia, há alguns anos, nós tínhamos uma mortalidade em torno de 50% dos nascidos. Hoje esse índice tem uma média de 2%”, enfocou o diretor do Sebrae, Luís Alberto Amorim.

Também estiveram presentes no evento representantes Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, UEPB, coordenação do programa Leite da Paraíba, Conab e Instituto Nacional do Semi-árido (Insa), os quais deverão firmar parcerias com o Pacto no intuito de buscar o desenvolvimento dos pequenos municípios.

Já fazem parte do Pacto, os municípios de Alcantil, Amparo, Assunção, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Camalaú, Caraúbas, Caturité, Congo, Coxixola, Gurjão, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, Santo André, Serra Branca, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Sumé, Taperoá e Zabelê.

taperoa.com
Assessoria Amcap – Giovannia Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top