All for Joomla All for Webmasters

Paraibano em destaque


Um paraibano, da cidade de Livramento, está fazendo sucesso no sudeste do país. O artesão Maritônio Portela, após ser descoberto no Cariri Paraibano, e ter participado da produção cenográfica da minissérie A Pedra do Reino, em Taperoá, foi contratado pela Globo e agora desenvolve seu trabalho também para as novelas da rede.

Atualmente ele tem produzido peças em madeira para o folhetim Caras e Bocas, que vai ao ar às 19h00. “Estou participando da novela com peças de arte contemporânea. Meus trabalhos estão sendo muito bem repercutidos e espero continuar desenvolvendo bem essa atividade”, frisou Maritônio.

Uma das esculturas mais badaladas da novela é uma estátua com a semelhança da personagem Simone, a atriz Ingrid Guimarães, colocada no seu apartamento. A peça causou grande admiração por parte do elenco de Caras e Bocas e comentários de Ingrid.

No final de 2008 Maritônio foi convidado para produzir as peças do especial de fim de ano Natal do Menino Imperador. “Nesse especial eu tive a oportunidade de fazer um pequeno presépio, colocado no salão da grande casa”, acrescentou.

O livramentense está radicado no Rio de Janeiro desde o ano passado, quando foi convidado pela produção da Rede Globo, após conhecer o seu trabalho durante as gravações de A Pedra do Reino, gravada em Taperoá.

Em abril Maritônio recebeu o convite para fazer uma exposição de suas peças no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, instituição vinculada ao Ministério da Cultura. “Ela ficou no Centro por mais de um mês e, graças a Deus, as peças foram muito elogiadas por todos que a visitaram. Tive a sorte de vender todas elas”, lembrou.

Portela expôs esculturas em madeira retratando ex-votos e anjos de inspiração barroca, que mostram a evolução de um artista que aprendeu o ofício sozinho, utilizando a observação e a intuição. A mostra foi intitulada Maritônio: do ex-voto rústico ao anjo barroco.


Arte de Maritônio Portela

Ele começou aos sete anos de idade na cidade de Livramento, confeccionando ex-votos para pagadores de promessas. Depois passou a confeccionar peças com figuras de animais da região, santos e mulheres. Uma das peças mais significativas do paraibano é um tronco de algaroba seco, esculpido em várias formas, que está no Centro da cidade de Livramento.

taperoa.com
Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top