All for Joomla All for Webmasters

Prefeitura dá início à campanha “Novembro azul”

novembroazul11112015.jpg

Após a secretaria de saúde por mais um ano ter realizado a linda campanha Outubro Rosa – campanha esta realizada em Taperoá com direito a várias atividades, a secretaria de saúde lança neste mês a campanha Novembro Azul, que inspirada na campanha exitosa do mês passado, o Novembro Azul visa alertar a população masculina para a necessidade de prevenir o câncer de próstata.

Nossa equipe de reportagem conversou com o Dr. Marcos Dantas, secretário de saúde do município: “amigo Gomes, o “Novembro Azul” surgiu na Austrália no ano de 2003, nas comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata – 17 de novembro. No Brasil várias entidades de saúde aderiram à campanha para conscientizar os homens sobre o exame de toque retal, a maneira mais adequada para se diagnosticar a doença, mas que ainda é motivo de preconceito. Porque os homens cuidam menos de si e da sua saúde?, infelizmente o nosso machismo e a falta de informação contribuem em muito pra isto, pois nos coloca com uma taxa maior de mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. A cada três mortes de pessoas adultas no país atualmente, duas são de homens”, disse Marcos Dantas.

O secretário destacou ainda, que realizar exames de rotina, possibilita que a doença seja detectada de forma precoce, o que se torna mais fácil o tratamento. Em contrapartida se diagnosticada em estado avançado é mais complicado. Segundo ele convém destacar que o câncer de Próstata pode até levar à morte. É o segundo mais comum em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o atendimento a SAÚDE DO HOMEM em todas as unidades de saúde pública do município. De acordo com as informações do secretário, o cronograma de atividades durante todo o mês de novembro será ainda mais especial. Abaixo segue o convite e o folder do evento:

CONVITE

Convidamos toda população a participar da Campanha Novembro Azul – 2015 Taperoá – PB “Cuidar da saúde também é coisa de homem! Aceita o desafio?”, com a seguinte programação:

  •  Sensibilização e orientação intensificada à população nos serviços de saúde no ato de atendimento;
  •  Realização de PSA para os homens com idade a partir de 40 anos , no Laboratório Municipal;
  •  Realização de Palestra /entrevista interativa com os profissionais da Saúde na Rádio Comunitária- Taperoá- FM, sobre prevenção do Câncer de próstata e Saúde do Homem.
  •  Divulgação Educativa nos meios de comunicação (rádio, site e afins);
  •  Dia 19 de Novembro – Atendimento noturno no PSFVII com o Dr. Oduino Caju, destinado aos homens que trabalham durante o dia;
  •  Dia 28 de Novembro – Dia do homem, a partir das 8:00h da manhã, na Policlínica Municipal – onde será oferecido café da manhã, além de cote de cabelo e barba, teste de glicemia e aferição de pressão, com realização de consultas com o Urologista Dr. Jânio Duarte e o Médico do ESF V Dr. Oduino Caju, assim como palestras e direcionamento sobre a prevenção ao Câncer de próstata e Saúde do Homem.

 

Cuide agora, cuide sempre!

Sua presença é essencial!

TAPEROÁ – PB
NOVEMBRO/2015

Baixe o folder clique aqui

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top