All for Joomla All for Webmasters

Prefeitura de Taperoá inicia as comemorações do centenário da Filarmônica Municipal “MAESTRO JOÃO FERREIRA DE SOUZA”

A Prefeitura Municipal de Taperoá iniciou neste último sábado 04 de fevereiro de 2012, as comemorações do centenário da Filarmônica Municipal “Maestro João Ferreira de Souza”.

 

Fundada em 1912 pela família Capiba em Taperoá, a ‘Banda de Música’ teve o músico Honório Capiba como primeiro Maestro, tendo vínculos com o criador do frevo o compositor pernambucano também Capiba.

O carnaval deste ano fará homenagens a Filarmônica Municipal e a seus ilustres componentes, como o Mestre Zé Fernandes (ou Zé da Trompa), que dedicou-se por 40 anos a música, vindo a falecer o ano passado.

A Filarmônica foi reativada em agosto do ano passado, pelo prefeito Deoclécio Moura Filho, que reformou a sede, comprou novos instrumentos, fardamentos e contratou um novo Maestro, o músico Ubiratan Ramalho.

Ainda através do Projeto de Lei 024/2007 o prefeito concedeu bolsas no valor de R$ 300 aos membros não efetivos da ‘Banda de Música’. Assim a Prefeitura Municipal de Taperoá tem investido nos ícones da cultura local, recebendo total apoio para suas apresentações.

No último sábado, a Praça do Alto da Conceição, no Bairro do Alto, construída recentemente pela atual administração, foi palco para diversas apresentações culturais, que culminou com o lançamento do centenário da Filarmônica que encantou as lideranças locais e populares com seus arranjos musicais.

Para encerrar o evento do inicio das comemorações do centenário da Filarmônica Municipal Maestro João Ferreira de Souza, os moradores do Bairro do Alto ficaram ao som da Orquestra Honório Capiba, que animou e divertiu a todos com muito frevo.

Ainda a Prefeitura está programando para setembro, um grande evento para comemorar os 100 anos de cultura da ‘Banda de Música de Taperoá’, que tanto marca positivamente os encontros religiosos, políticos e culturais do município.

Confira algumas fotos

 

Ascom – Mikael Araujo
Foto: taperoa.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top