All for Joomla All for Webmasters

Prefeitura faz mutirão de documentação em Taperoá

A prefeitura de Taperoá através da Secretaria de Agropecuária Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está realizou na ultima sexta-feira (28), na Universidade Leiga do Trabalho (ULT), o mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).

Desenvolvido em todo o país, o Programa é uma ação do Governo Federal que garante à trabalhadora sua cidadania e preserva seus direitos sociais e econômicos. Nos mutirões são emitidos gratuitamente, documentos civis e trabalhistas para pessoas que ainda não os tem, apesar deste ser um direito de todos. As prefeituras, são órgãos fundamentais para realização desse Programa e o pleno funcionamento das atividades as serem efetivadas durante o evento.

Durante os mutirões também são realizados atendimentos previdenciários e prestados outros serviços, como o repasse de informações sobre acessar as políticas públicas para agricultura familiar e reforma agrária, a importância do uso e conservação dos documentos, o enfrentamento à violência contra a mulher, entre outros serviços.

O Programa reúne vários órgãos do Governo Federal, tais como: MDA; INCRA; INSS; MTE; DAP, Receita Federal e ainda o Instituto de Identificação do Estado da Paraíba.

No mutirão está sendo oferecido os serviços de emissão de Carteira de Trabalho, INSS, RG, CPF, CCIR (certificado de cadastro de imóvel rural), cadastro único, SUS, informações sobre violência contra a mulher, com palestras e apresentação teatral, corte de cabelo e limpeza de pele.

O PNDTR leva até os municípios os órgãos emissores de documentos pessoais no sentido de facilitar a aquisição dos mesmos pelas trabalhadoras rurais e seus familiares. Hoje as trabalhadoras rurais de Taperoá e seus familiares puderam tirar seus documentos civis e trabalhistas e ainda receberam informações de como ter acesso aos programas da agricultura familiar do Governo Federal.

No evento participam o prefeito Jurandi Gouveia Farias, o vice-prefeito Francisco Antônio da Silva Filho, primeira dama do município Teresa Silva e Francisco Ronaldo Bezerra Victor, secretário da SACTMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top