All for Joomla All for Webmasters

Prefeitura Municipal de Taperoá junto com mais oito municípios cria Consórcio Regional de resíduos sólidos.

Foi sediada no município de Juazerinho na manhã da última quarta-feira (29) a quinta reunião para a formação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos.

Na oportunidade, 9 municípios participaram da cerimônia de assinatura do protocolo de intenções e criaram conjuntamente o Consorcio de Desenvolvimento Sustentável São Saruê.

O diálogo foi aberto em 2013 com a pactuação de apenas 3 municípios. Wilson Sabino, responsável pela articulação do consórcio, destaca que, além dos 9 municípios, o Governo do Estado também esteve presente apoiando o projeto.

Vanessa Fernandes, representando o Governo do Estado, falou da importância do consórcio para a região e disse que o principal fruto é a criação de políticas para o meio ambiente.

O representante jurídico da Prefeitura, Neto Rangel, destaca as discussões entre prefeitos e audiências públicas para a elaboração do texto base de criação do consórcio e frisa que mesmo com a data para a construção dos aterros sanitários já tendo expirado, os municípios terão o consórcio para sanar o problema.

“Não adianta aterros sanitários sem coleta seletiva”, defende o advogado.

Na reunião de assinatura para o protocolo de intenções, ficou efetivamente decidido que as câmaras de vereadores deverão colocar em pauta a real criação do consórcio em cada município.

Participaram da reunião, além da prefeita anfitrião (Carleusa Marques), os gestores dos municípios de Assunção (Rafael Oliveira), Junco do Seridó (Branco Simões), Livramento (Carmelita Ventura), Pocinhos (Cláudio Chaves), Santo André (Silvana Marinho), Taperoá (Jurandi Gouveia) e Tenório (Evilázio Souto).

A sede do Consórcio será no município de Taperoá. ”Desde o início do nosso mandato estamos lutando para resolver o problema do nosso lixão, agora com a criação do consórcio com os municípios teremos mais força e juntos iremos implantar o Aterro Sanitário aqui no nosso município.” Ressaltou o Prefeito Jurandi Gouveia.

A expectativa é de que em até 02 anos esses gestores consigam concluir todas as etapas do consórcio, banindo das respectivas cidades o fantasma dos lixões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top