All for Joomla All for Webmasters

PSF Atende 100% da população Taperoaense

O prefeito Deoclécio Moura, em apenas dez meses de administração vem dando provas de que pretende realizar um trabalho sério e de qualidade no município.

O sentimento de mudança que permeou a campanha eleitoral pode ser comprovado nas ações desenvolvidas em todas as secretarias municipais.

PSF atende 100% da população Taperoaense

O prefeito Deoclécio Moura, em apenas dez meses de administração vem dando provas de que pretende realizar um trabalho sério e de qualidade no município. O sentimento de mudança que permeou a campanha eleitoral pode ser comprovado nas ações desenvolvidas em todas as secretarias municipais.

Quando assumiu a prefeitura em janeiro desse ano, Deoclécio encontrou diversas irregularidades deixadas pela gestão anterior, como atraso dos salários dos servidores, sucateamento da frota de automóveis, depredação de prédios públicos, irregularidades no quadro de funcionários entre outros.

O descaso com a saúde da população acontecia de maneira tão absurda que das cinco equipes do PSF cadastradas no Ministério da Saúde, apenas três funcionavam, mesmo assim de maneira precária e com algumas irregularidades. Hoje a realidade na área de saúde do município é outra. Todas as equipes do PSF estão funcionando, sendo duas na zona urbana e três na zona rural, incluindo o atendimento odontológico. O posto PSF I foi reformado e ampliado, além de ganhar novos equipamentos e profissionais qualificados. As comunidades da Quixaba e Mineiro foram beneficiadas com a construção dos PSFs III e IV.

Na área de odontologia, dez dentistas trabalham semanalmente para atender a população do município, prestando serviços de prevenção odontológica e de câncer bucal, periodontia, cirurgias, restaurações, odontopediatria, bem como palestras de orientação de higiene bucal nas escolas. Também foi instalada uma central de esterilização para garantir a segurança dos pacientes. Num período de oito meses foram realizados mais de 5 mil atendimentos odontológicos.

Outra novidade foi a criação da central de consultas, substituindo o antigo sistema de fichas. A medida serviu para agilizar e dinamizar o atendimento à população, que não precisa mais ficar esperar durante horas para conseguir marcar uma consulta.

O Secretário da Saúde, Francisco Antônio da Silva Filho, avalia positivamente o saldo das ações, considerando a situação caótica deixada pelo prefeito anterior. “Em nove meses de administração muito trabalho já foi realizado e temos perspectivas de melhorias imediatas, através de vários programas que estão em andamento. Em breve contaremos com outra ambulância e também com um aparelho de raio x, além da instalação de um laboratório de análises clínicas”, declarou.

Confira o que já foi feito.

• Restauração e padronização de cinco veículos;
• Atendimento médico com cardiologista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e clínico geral.
• Contratação de farmacêutico/bioquímico;
• Realização de ultra-sonografias;
• Atendimento médico no ambulatório aos sábados;
• Acompanhamento as gestantes;
• Condução de pacientes diariamente para outros centros para consultas e exames especializados e urgência;
• Criação e informatização da farmácia básica do município, com funcionamento de segunda a sábado, distribuindo uma média de 3 mil medicamentos por mês;
• Compra dos consultórios odontológicos e aquisição de instrumentos cirúrgicos e materiais médico-hospitalar para o atendimento odontológico;
• Implantação da Unidade de Vigilância Sanitária e Ambiental;
• Uniformização dos agentes do PEVA (Vigilância Epidemiológica em Saúde);
• Programa de erradicação do mosquito Aedes Egipty;
• Programa de combate à doença de Chagas;
• Programa de combate à doença de calazar, sacrificando os animais contaminados;
• Construção de dois escovódromos para orientação de higiene bucal às crianças do município.

 
Centro de Atendimento
 
Atendimento Médico
 
Central Esterilização
 
Atendimento Fisioterapia
 
Atendimento Gestante
 
Atendimento Ultra-som

 

Fonte: Paula Brito e Walquíria Rufino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top