All for Joomla All for Webmasters

Release do Projeto “CARIRIS DANÇA BRASIL”

Grupo de Cultura "Os Cariris" está desenvolvendo em Taperoá o projeto "CARIRIS DANÇA BRASIL", patrocinado pelo FIC-AUGUSTO DOS ANJOS.

O Projeto vem estimulando nos jovens e crianças taperoaenses o interesse de resgatar e preservar a cultura local. Dentre uma série de ações estão sendo realizadas pesquisas das manifestações populares. tais como:

trios regionais, reisados, pregões, repentistas, danças e cantigas de rodas, como também a reativação da, Escolinha Cariris Mirins onde são realizadas aulas de capoeira, futebol, teatro, música e dança.

Grupo de Cultura "Os Cariris" está desenvolvendo em Taperoá o projeto "CARIRIS DANÇA BRASIL", patrocinado pelo FIC-AUGUSTO DOS ANJOS.

O Projeto vem estimulando nos jovens e crianças taperoaenses o interesse de resgatar e preservar a cultura local. Dentre uma série de ações estão sendo realizadas pesquisas das manifestações populares tais como:

trios regionais, reisados, pregões, repentistas, danças e cantigas de rodas, como também a reativação da, Escolinha Cariris Mirins onde são realizadas aulas de capoeira, futebol, teatro, música e dança.

Junto às escolas públicas e privadas estão sendo realizadas oficinas de danças e músicas regionais, onde os alunos têm oportunidades de interagir com a cultura que faz parte da formação e da identidade cultural do Cariri Paraibano e do Brasil.

Além disso, o projeto, CARIRIS DANÇA BRASIL estenderá a toda Paraíba o fruto do trabalho produzido nos últimos seis meses, com apresentações de um espetáculo com duas horas de duração, com crianças e jovens que participaram das oficinas.

O Grupo de Cultura "Os Cariris" trás para o palco uma coletânea do folclore de todas as regiões do país, que vai deste o Carimbó (Região Norte) à Chula Gaúcha, como também o Samba dos salões de gafieira do Rio de Janeiro.

E não poderiam deixar de mostrar a riqueza do folclore do nordeste através do Coco, Frevo, Xaxado, Baião e um pout-pourri de danças nordestinas, e com muita graça é dançado Camaleão, Xote, Araruna e Galope, danças de salão, que deram origem ao Grupo e que fazem parte da tradição local; e para exaltar Taperoá o grupo faz uma homenagem às "Cambindas Novas", reisado trazido com os negros da região Cabinda na África a mais de cem anos.

Desta forma, pode-se ter uma amostra de músicas, danças, ritmos e variedades de passos, como também do vestir, da poesia, dos gracejos e da história; peculiaridades de um povo que constitui uma língua universal.

A turnê do espetáculo, CARIRIS DANÇA BRASIL

Direção: Claudete V. de Andrade Morais
Coordenação: Maristela Emília de Brito e Iranildo Morais de Lima
Coreografia: Alice Monteiro Lima

Estréia em Taperoá dia 05 (cinco) de agosto e segue com apresentações em Cajazeiras dia 13 (treze) – Teatro Irácles Pires.
17 (dezessete) João Pessoa – Teatro Santa Rosa
18 (dezoito) e 19 (dezenove) Campina Grande – Teatro Severino Cabral
22 (vinte e dois) Assunção – Clube Municipal
25 (vinte e cinco) Livramento – Palhoção do Povo

Em setembro dia 02 (dois) Serra Branca – Palhoça do Flamengo
07 (sete) Princesa Isabel -Praça Pública
09 (nove) Boqueirão -CEFAB (Centro de Formação Artística de Boqueirão)
10 (dez) Alcantil- Praça Pública
23 (vinte e três) Camalaú – Clube Municipal

Em outubro 04 (quatro) e 05 (cinco) João Pessoa – Teatro Paulo Pontes

E para encerrar 7 (sete) e 08 (oito) em Taperoá – Praça Pública.

  
  

 

GRUPO DE CULTURA OS CARIRIS
Rua Abdon de Souza Maciel Nº 144 Centro Taperoá-PB
CNPJ: 41.137.787/001-15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top