All for Joomla All for Webmasters

Secretaria municipal de saúde realizou a semana intensiva do “outubro rosa”

outubrorosa1.jpg

O mês de outubro é dedicado à campanha de conscientização da prevenção, tratamento e cura do Câncer de Mama e do colo do útero, tendo como título o Outubro Rosa, levando as entidades públicas e privadas a realizarem atividades voltadas ao público em geral, e, em especial, do sexo feminino.

A Prefeitura Municipal de Taperoá, por meio da Sec. Mun. de Saúde realizou durante todo o mês de outubro atividades alusivas ao OUTUBRO ROSA, compreendendo em atividades nas Unidades de Saúde da Família – USF, bem assim, através do Núcleo de Atenção à Saúde da Família – NASF, voltadas a promoção da saúde da mulher e, em especial, da prevenção ao Câncer de Mama e do colo do útero, intensificando-as nos dias de 26 a 29 de outubro a “Semana do Outubro Rosa”.

Foram realizadas reuniões em cada USF pelos médicos e enfermeiras, informando às mulheres quanto ao autoexame da mama, além da realização do exame citológico e exame clínico da mama. Houve também entrevistas na Rádio Comunitária local dos profissionais de saúde, de forma a sensibilizar todos e orientar sobre os serviços de saúde e divulgação educativa por panfletos.

Na quarta-feira, dia 28, foi realizado no auditório da UAB, uma mesa redonda, com a presença dos profissionais de saúde das unidades, compreendo: agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, dentistas, auxiliar de consultório dentário, assistente social, entre outros, ao que teve como debate: “Câncer de Mama – prevenção, tratamento e cura”.

Durante o evento, além dos profissionais de saúde, houve depoimento de uma paciente oncológica, a senhora Lenira Araújo Fernandes, a qual relatou um pouco de seu tratamento de saúde, como descobriu a doença e a forma como vem se cuidando, destacando o apoio da família e dos serviços de saúde. Seu tratamento está sendo realizado no Hospital Laureano na cidade de João Pessoa-PB.

Foi registrada a presença do Dr. Ranulfo Cardoso, Coordenador do Programa Mais Médicos e Professor da UFCG, oportunidade em que a médica cubana Vivian Licet fez uma explanação da experiência do tratamento em Cuba, promovendo um amplo debate com os demais profissionais.

O Secretário Municipal de Saúde, Marcos Dantas, que durante toda a semana esteve visitando as unidades de saúde, juntamente com a Superintendente de Atenção Básica, Alyne de Oliveira, classificou como positiva toda a Semana do Outubro Rosa no município de Taperoá, parabenizando todos os profissionais de saúde pelo engajamento, dedicação e zelo na campanha de todo o mês. Tivemos uma semana intensa voltada à prevenção e promoção de saúde, cumprindo o papel do município nas determinações do SUS, concluiu o secretário.

Os atendimentos e palestras alcançaram o público em geral de forma bastante satisfatória, tendo sido realizados 248 (duzentos e quarenta e oito) exames citológicos e exames clínicos da mama, estando à Secretaria de Saúde aguardando os encaminhamentos para a realização do exame de mamografia, que serão realizados na Maternidade de Patos, com demanda livre. O atendimento na Maternidade de Patos é muito interessante por que, caso haja a identificação de alguma anormalidade na mama, no próprio hospital já é realizado a punção e procedido com os encaminhamentos necessários, registrou, por fim, a superintendente Alyne.

Vejam abaixo fotos da semana do outubro rosa na cidade de Taperoá.

outubrorosa3 outubrorosa4 outubrorosa2 outubrorosa1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top