All for Joomla All for Webmasters

Taperoaense no Projeto Viva Brasil Holanda

Boa noite a todos, todo o Grupo Viva fez uma viagem tranqüila e serena, pois minha viagem a Holanda teve como objetivo fundamental a experiência de conhecer uma nova cultura e conhecer outro país, o seu povo e seus costumes. Na chegada do Aeroporto da capital Amsterdam eu e todo o grupo Viva fomos surpreendido pela grande quantidade de pessoas que nos recebiam de forma carinhosa e especial, pois fomos acolhidos de maneira satisfatória pelos organizadores do grupo Vamos na pessoa de Jeanet Zuydgeest e seu esposo, Huub Spaan e por alguns amigos e jovens que fizeram parte de outros grupos que já tinha vindo aqui no Brasil.

Na primeira semana todos nós Brasileiros ficamos em uma casa na cidade de Delft, onde durante essa semana obtivemos aulas em holandês para conhecermos pelo menos o básico da língua Holandesa, na segunda e terceira semana ficamos em casas de famílias, ou seja, todo o grupo foi separado e passou a conviver em casas de famílias na cidade Schipluiden, e a partir daí aprendemos a conviver com elas, a fazer parte da rotina e das atividades que a família exercia, no entanto, a forma de conviver com outras pessoas de cultura diferente foi uma experiência fantástica, ou seja, ter conhecido um pouco sobre o modo de vida das pessoas, sobre suas éticas e questões sociais.

Tive a oportunidade de conhecer e visitar monumentos históricos e culturais do país, visitei o centro de Idosos onde apresenta um cenário de grande especialidade e tratamento para que os idosos possam ficar, visitas a Escolas, Universidades, Fazendas, Empresas, Consultórios, Museus entre outros. Um país diferente do nosso Brasil posso dizer que fiquei encantado pelo planejamento e organização que o país apresenta, onde eles preservam muita a natureza, a questão do trânsito é fantástico pois a circulação de bicicletas é mais intensa do que a de automóveis e motos, a bicicleta é o principal transporte que eles utilizam.

Diante dessa viagem vou me sentar com todos os integrantes do grupo Viva, para sabermos o que vamos implantarmos com todos os conhecimentos adquiridos para que possamos a utilizar e repassar para todas as nossas famílias, amigos a sociedade, pois de retorno a minha terra querida eu já me apresento com um outra visão com outra mentalidade.

Aproveito para agradecer a parceria que o diretor da Escola Técnica Redentorista Pe.Tiago Melo teve em receber o convite, para que alguns alunos fizessem parte deste projeto Viva Brasil Holanda. A cada dia tínhamos uma programação para cumprirmos, mas diante dessa programação apresentamos e levamos nossa cultura para todos os holandeses onde foi a tradicional noite da festa brasileira onde foi apresentado o arrumadinho e a caipirinha, além do forró pé-de-serra e da quadrilha.

Encerro minhas palavras agradecendo a todos que me ajudaram direto e indiretamente para que eu estivesse na Holanda, e dizer a todos que a saudade é grande da Holanda, pois foi uma viagem inesquecível e quero levar sempre em meu coração esse sentimento de carinho e amor que todos eles tiveram com a minha pessoa!!!!

Geovane Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top