All for Joomla All for Webmasters

X ENTBL promete boas novas para o turismo sustentável

Nas paradisíacas terras paraibanas, "onde o sol nasce primeiro", será realizado o X Encontro Nacional de Turismo com Base Local – X ENTBL. O evento está programado para acontecer no período de 5 a 9 de junho de 2007. Nas paradisíacas terras paraibanas, "onde o sol nasce primeiro", será realizado o X Encontro Nacional de Turismo com Base Local – X ENTBL. O evento está programado para acontecer no período de 5 a 9 de junho de 2007.

Segundo a Comissão Organizadora, já está tudo pronto para receber 1.500 participantes vindos de todas as regiões do país e do exterior. O trade turístico, universidades, patrocinadores, meios de comunicação já estão mobilizados para que o X ENTBL seja um dos maiores eventos já vistos na cidade. Afinal, a Porta do Sol está aberta para o turismo com base local.

O evento é mais uma realização da Universidade Federal da Paraíba, através do Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, com apoio de importantes instituições, como a Faculdade Paraibana – FAP, Banco do Nordeste, CNPq, CAPES, SENAC, SESC e Prefeitura Municipal de João Pessoa.

O público do ENTBL é representado por profissionais de diversas áreas, incluindo turismólogos, geógrafos, administradores, arquitetos, economistas, pesquisadores, acadêmicos, empresários e representantes de organizações governamentais e não governamentais.

Para receber tamanho número de pessoas, a Comissão Organizadora distribuiu as atividades programadas por dois locais próximos e de fácil acesso: Campus da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Faculdade Paraibana – FAP, além de acionar a rede hoteleira do município e serviços diversos para o bem estar dos congressistas.

A coordenação executiva está sob responsabilidade da GS Consultoria Ambiental e Planejamento do Turismo. A empresa está encarregada de organizar e supervisionar as atividades relativas à secretaria, contatos com patrocinadores, disposição logística, seleção de recursos humanos e divulgação do evento.

Entre as atividades programadas constam conferências, palestras, debates, apresentações de trabalhos e pesquisas científicas, casos de sucesso, atividades culturais, feira de artesanatos, mini-cursos e passeios turísticos.

Para exposição das estratégias de desenvolvimento do turismo com base local, além da apresentação de centenas de trabalhos dos participantes, está confirmada a presença de mais de 30 conferencistas, palestrantes e coordenadores de grupos de trabalho com larga experiência no planejamento e execução de projetos turísticos no Brasil e no exterior. Haverá espaço na programação para os convidados lançarem seus livros. Pelo menos dez obras inéditas estão com lançamento confirmado, todas abordando o turismo de base local; enfim, o turismo que o país precisa.

O turismo é um dos setores econômicos que mais cresce no mundo e no Brasil. Políticas públicas federais, estaduais e municipais, juntamente com a iniciativa privada, têm proporcionado saltos qualitativos e crescimentos muito superiores à média nacional. Os últimos acontecimentos em nível mundial provocaram mudanças consideráveis no comportamento do fluxo turístico internacional, reforçando as novas tendências para o setor de viagens e turismo.

Entre os novos destinos encontra-se o Brasil e, especialmente, a Região Nordeste como os preferidos por um grande número de operadoras nacionais e internacionais, sobretudo do continente europeu.

O turismo sustentável é, um modelo econômico perseguido pelos diversos setores da economia brasileira, sobretudo os arranjos produtivos, demonstrando resultados significativos para o desenvolvimento social local. Neste sentido, o X Encontro Nacional de Turismo com Base Local é um importante instrumento para potencializar as iniciativas direcionadas ao fortalecimento da economia em nível local e regional, de maneira a gerar maior integração e benefícios entre comunidades residentes.

A cultura, através dos costumes, folclore, arte, culinária e artesanato configura-se num dos mais rentáveis produtos turísticos em todo o mundo. Por isso, haverá enfoque especial na cultura popular regional. As diversas atividades estão programadas em torno do tema central "Identidade Cultural e Desenvolvimento Local".

A programação do X ENTBL, a lista de convidados e normas para inscrições constam no site do evento.

Serviço: www.entbl.com.br
Telefones: (83) 3216.7597 / 3243.7264

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top