All for Joomla All for Webmasters

Carnaval 2018: Foliões da cidade se reúnem para realizar o Cortejo: Bote Seu Bloco na Rua

FB_IMG_1517923994792.jpg

Moradores de Taperoá se reúnem aos grupos culturais da cidade, apoiados pela ONG Centro de Cultura Os Sertões e o comércio local, para realizar o Cortejo: Bote Seu Bloco Na Rua, uma forma encontrada para resgatar os Blocos de Rua da cidade.

A cidade de Taperoá que se localiza à 240 Km da Capital Paraibana, 120 Km de Campina Grande e à 100 Km de Patos, na Microrregião Cariri. A cidade oferece em seu calendário de eventos, o tradicional Carnaval, que há décadas vem perdendo sua identidade cultural, Grupos de Cultura popular existem, mas não são reconhecidos e convidados para participar das festividades.

Nesse sentido, ativistas culturais da cidade, membros do Conselho Municipal de Cultura, a ONG, Grupos de Cultura e o comerciantes se reuniram para resgatar as Cambindas Novas de Taperoá, que completa 120 anos em 2018. As Cambindas, tradicionalmente, a partir dos sábados, junto ao tradicional Boi Bumba, saiam nas ruas, no dia de feira, anunciando que o Carnaval começou. A noite, os diversos Blocos saiam pelas ruas principais, indo em direção a Praça João Suassuna, QG do Carnaval.

Visando o resgate, todo esse balaio cultural, irão reunir cerca de sete representações dos movimentos populares do carnaval da cidade, as Cambindas, Maracatu, Capoeira, Taperoando, Arte Circense, Papangus Taperoá, Bloco ADança. No Domingo de Carnaval, 11 de fevereiro, concentração a partir das 15h30min, na Praça Pedro Delmiro, um dos símbolos da Cultura Afro-Brasileira, no Bairro do Alto.

Top