All for Joomla All for Webmasters

Começou na quinta-feira a XXII Exposição de Caprinos e Ovinos e VIII Festa das Raças Nativas de Taperoá

feiracaprino2018.jpg

Teve início na manhã da quinta-feira, 22 de novembro, as programações da XXII Exposição de Caprinos e Ovinos e da VIII Festa das Raças Nativas de Taperoá, realizadas pela Prefeitura de Taperoá, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, em parceria com a APACCO – Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos e a SEDAP – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca.

O evento acontece de 22 a 25 de novembro, no Parque de Exposições de Taperoá, com a realização de diversas atividades relativas à caprinovinocultura, Agricultura Familiar, empreendedorismo rural, concursos, exposições, mostra gastronômica, apresentações culturais e shows musicais.

“Apesar do longo període de estiagem porque passa o Nordeste e a nossa região, em especial, nossos agricultores e pequenos produtores resistem e, com a realização de eventos como estes, conseguimos contribuir para criar oportunidades de melhorias na vida deles a partir do fortalecimento de atividades sustentáveis como a criação de caprinos e ovinos. Taperoá já figura como município destaque na produção de leite de cabra e a agregação de valor ao produto associado, por isso, a conquista de mercados passa a ser ponto estratégico para o escoamento desta produção, e este evento é uma ótima vitrine para nossos produtos”, disse a secretária de Agropecuária e Meio Ambiente do município, Maria do Carmo dos Santos Silva Victor (Carmo), no programa Domingo Rural, realizado pelo Stúdio Rural.

Ainda segundo ela, a Gestão Municipal, com o intuito de capacitar os produtores e de abrir novos espaços entre as atividades sustentáveis que podem ser geradas a partir de sua produção, oferecerá, durante a Exposição, dois cursos, sendo um sobre queijo e outro de cosméticos.

“Estamos trazendo técnicos que irão nos ensinar a fazer cosméticos a partir do leite da cabra e isso é muito interessante. Os participantes terão a oportunidade de aprender a fazer sabonetes, shampoo, condicionador, hidratantes, tudo isso com a matéria prima que é produzida em suas propriedades”, comemora Carmo.

Carmo também chamou a atenção para o que os visitantes podem aproveitar de forma gratuita durante a realização da XXII Exposição de Caprinos e Ovinos e da VIII Festa das Raças Nativas de Taperoá. “Teremos a feira agroecológica, artesanato e gastronomia regional, concurso de redação envolvendo as escolas, palestras, ordenha pública com degustação de leite de cabra, stand com degustação de iogurte e queijo de leite de cabra, pudim, cocada, tenda gastronômica com degustação de pratos produzidos na hora com derivados do caprino, degustação de picado de bode e cachaça, como também, apresentações culturais, parque de diversão e shows com a participação do poeta Humberto Guedes, Matias Matos e Brasas do Forró, entre outras coisas. Será uma grande festa para o povo de Taperoá e região, onde aproveito para convidar todas as famílias a participarem e prestigiarem esse evento que é nosso, concluiu a secretária.

Top