All for Joomla All for Webmasters

Em sessão especial, câmara de taperoá reuniu lideranças para debater sobre a seca

A câmara realizou na manhã desta sexta feira (12/04), uma Sessão Especial para discutir com as autoridades competentes e com a população os efeitos da seca prolongada que atinge a cidade, como também ações e soluções para minimizá-la.

A sessão foi bastante produtiva e contou com a participação de vários representantes de associações e sindicatos rurais, OAB, EMATER, CAGEPA, AESA, além do Secretário de Agricultura, o Vice Prefeito e o Pároco da cidade.

Preocupados com a estiagem que atinge o município, os representantes de associações iniciaram a discussão e falaram sobre os prejuízos e problemas que enfrentam por causa da seca, principalmente a falta de água.
Todos os convidados debateram sobre o assunto na Casa Legislativa, no entanto, podemos destacar algumas ações que ficaram determinadas: O presidente da AESA Moacir Rodrigues e o Gerente Regional da CAGEPA Maciel Damaceno, garantiram que a transposição das águas da barragem de Mucutu para o município poderá ocorrer.

Já, o Executivo Municipal, representados pelo secretário de Agricultura, Chiquinho Patativa, como também o vice prefeito Júnior de Preto, esclareceram que oestão se empenhando para tentar minimizar essa seca e trazer auxílio para a população, com a iniciativa de perfuração de poços e cacimbas que começará o mais rápido possível.

A Presidente Margarete Carvalho, declarou que a parte que compete a Câmara foi feita. “Nós realizamos o papel do parlamento, promovemos o debate, reunimos os diferentes seguimentos, fomentamos a discussão livre, soberana e merecida sobre os efeitos da seca, foram apresentadas soluções e nós agora vamos acompanhar a praticidade delas.”

Ao final da solenidade, um Comitê Gestor de Emergência foi criado com o objetivo de acompanhar a realização das medidas pretendidas e debatidas na presente Sessão Especial, bem como de estabelecer a cobrança e fiscalização que se fizer necessária para que o estabelecido com as autoridades locais e estaduais seja efetivado, como também formalizou, a instituição da FRENTE PARLAMENTAR PELA DEFESA DAS ÁGUAS, do Projeto de Resolução N°01/2013 da vereadora Jane Maria Monteiro de Farias Neris.

Esperamos que após essa sessão, soluções concretas sejam apresentadas pelas autoridades competentes, para assim diminuir a angústia de todos os taperoaenses com a falta de água e com a seca que dificulta tanto a vida dos agricultores.

 

com Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top