All for Joomla All for Webmasters

Autor do livro Ciço de Luzia inaugura o Projeto “Câmara Cultural”

O primeiro evento dentro da Resolução “Câmara Cultural”, idealizado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal ocorreu nesta quinta-feira com a palestra do autor da obra Ciço de Luzia, Efigênio Moura.

Efigênio é natural da cidade de Monteiro, mas morou por vários anos em Taperoá e em outras cidades do Cariri Paraibano, onde fez vasta pesquisa do que por ali ocorreu, tendo como referência fontes vivas com seus causos e paisagens naturais. Ele é autor das obras: Ciço de Luzia, Eita Gota!, e ainda este ano lançará, mais um livro Santana do Congo.

Dezenas de pessoas, principalmente estudantes, compareceram à Casa Legislativa para ouvir as belas explicações do autor, que conquistou todos os taperoaenses.

O livro narra à história de Ciço, batalhador, humilde e respeitador. E vai conhecer Luzia, prendada doce e ingênua. Nas idas e vindas destes protagonistas, poderemos conhecer a paixão, a doçura, o ciúme, provocações, descobertas e obstáculos por que passa esse casal. Nesse contexto, o autor escreve uma narrativa bem nordestina com características peculiares que realça a cultura e os costumes regionais. A simplicidade é um das características deste livro.

Este livro é uma das obras adotadas como leitura para o vestibular da UEPB deste ano e, para maior facilidade dos estudantes, o exemplar está disponível no site da universidade para quem quiser baixar.

Após a palestra, Efigênio interagiu com os estudantes, tirando dúvidas e relatando com bom humor, vários “causos” que aconteceram na vida dele.

Ao final, o escritor ainda recebeu uma homenagem da escola Fundação Rita Suassuna, escola onde iniciou sua trajetória escolar.

Idelânia Queiroz – Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top