All for Joomla All for Webmasters

Desertificação e Meio Ambiente serão temas do Encontro dos Povos do Cariri

A segunda edição do Encontro dos Povos do Cariri dará uma atenção especial aos problemas ambientais que afligem a região, como o assoreamento e poluição do Rio Taperoá e desertificação do Cariri, onde mais de 50% do território está suscetível a se transformar em deserto. O evento acontecerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, na cidade de Taperoá, com a participação de 31 municípios.

Com o tema Integração Regional e Meio Ambiente a edição 2011 pretende reunir lideranças políticas para mostrar e discutir os problemas ambientais que hoje causam prejuízo à região do Cariri. O tema foi definido após várias reuniões, e promoverá o exercício da cooperação e da união de esforços do poder público, com a iniciativa privada e o setor da sociedade civil organizada.

A desertificação, que será discutido, é um dos problemas que mais causam preocupação. As áreas mais atingidas estão nos municípios de Soledade, Gurjão, Santo André, Boa Vista, Sumé, Monteiro e São João do Cariri.

Durante o Encontro serão debatidas ainda as questões que envolvem o Rio Taperoá, que tem sua nascente em Teixeira, passa por 38 municípios, até desembocar em Cabaceiras e Boqueirão. Os participantes vão discutir o projeto de revitalização do Rio, entregue ao Governo Federal em 2007, prevendo ações de revitalização em três etapas pelos próximos 15 anos. O projeto, orçado em R$ 153 milhões, prevê atividades que possam recuperar a mata ciliar, saneamento dos municípios em torno de Taperoá, e outras ações.

Além disso, o Encontro dos Povos do Cariri, discutirá ainda a preparação das cidades para a transposição do Rio São Francisco.

Conferências – O evento contará também com outras atividades como mostra de artesanato, mostra de turismo, mostra gastronômica, produção agroecológica, mostra de produtos agropecuários, além de exposição e feira de caprinos e ovinos, mostra literária, salão de artes plásticas, festival de forró do Cariri, encontro de violeiros e cordelistas, teatro, dança, cinema, corais, encontro de caminhadas da natureza, encontro regional de prefeitos, encontro de vereadores, de secretários municipais de turismo e cultura, de educação, de saúde, encontro de primeiras damas, 1º Encontro de Agroecologia do Cariri.

Será promovido ainda mostra de bandas e fanfarras, torneio de futsal, futebol de campo, torneio de argolinha, entre outros. “É uma oportunidade que a população dessas cidades têm para mostrar suas potencialidades e seu caráter empreendedor”, declarou a coordenadora do evento e gestora de turismo do Sebrae do Cariri e Agreste, Rosa Maria Correia.

 

taperoa.com
Com Giovannia Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top