All for Joomla All for Webmasters

Ex-Ministro da Agricultura do Senegal visita a Fazenda Carnaúba em Taperoá

O Ex-Ministro da Agricultura do Senegal, Dr Serigne Mamadou, esteve em Taperoá nos dias 09 e 10 de maio para conhecer a Fazenda Carnaúba, de Manelito Dantas. Interessado em aprender técnicas de convivência com a seca para levar ao seu país, ficou entusiasmado com o que viu. Tudo chamava a atenção do Ministro-Veterinário: os bichos, as plantas, a filosofia de produção na região mais áspera do Brasil, as relações humanas e a capacidade de produzir mesmo com as adversidades climáticas. Provou dos queijos, elogiando o sabor e as fórmulas únicas de fabricação.

Com educação e bom humor admiráveis, Mamadou também visitou a propriedade de Luiz Vilar, para verificar como um chamado “pequeno produtor” mantém seu rebanho de vacas, cabras e ovelhas. Perguntou sobre as raças e manejo, plantas e plantio, ouvindo de Seu Luiz uma verdadeira aula de sobrevivência. Visitou o Laticínio Grupiara, onde viu o processo de industrialização do leite e os dados do laticínio; ficando triste ao saber que o programa do leite que comprava dos produtores rurais locais para distribuição a pessoas carentes está sem funcionar por inoperância governamental.

Nos currais, pode perceber que a brutalidade da seca deixou o rebanho magro. Enxergou nos bichos a potencialidade que eles têm. Já no terraço da casa-sede teve longa conversa com Manelito Dantas, vendo escritos, dados, fotografias, tudo costurado pelas observações do sertanejo a quem chamou “Grande Pai”. Ao receber um livro de presente, confidenciou que é a coisa mais valiosa que uma pessoa pode dar a outra. Desejando que os laços Brasil-Senegal fossem estreitados pela Fazenda Carnaúba, informou que manterá contato para troca de experiências. Despediu-se emocionado. Deixou para todos a impressão que tem o dom da alegria, de um homem bom, confiante na evolução de seu País e da sua condição de professor, que se alegra ao aprender coisas novas.

O Senegal ocupa a extremidade mais ocidental do continente africano. Ocupa uma posição geográfica que faz dele uma porta de entrada para todo o oeste da áfrica e um importante cruzamento das grandes rotas marítimas e aéreas. O clima do Senegal se caracteriza pela alternância de uma estação seca de novembro e meados de junho com uma estação chuvosa de meados de junho a outubro. A população do Senegal, estimada em 12 milhões de habitantes em 2010, onde 53% da população tem menos de 20 anos, a educação e a formação são prioritárias e o Estado a elas consagra 40% de seu orçamento. O Senegal possui vinte etnias que vivem em perfeita harmonia. A população do Senegal é 95% muçulmana. As minorias cristãs e animistas representam respectivamente cerca de 4% e 1% da população. Após de um século de colonização francesa, o Senegal obtêm a independência no dia 4 de Abril de 1969.

taperoa.com
Com Mais Taperoá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top