All for Joomla All for Webmasters

Igreja matriz de nossa senhora da conceição

Irinêo Jóffily cita em “Notas Sobre a Paraíba”, que em 1889 achava-se principiado um bonito templo graças à iniciativa do benemérito padre Manoel Ubaldo da Costa Ramos. Segundo o referido historiador,o lugar para a edificação não poderia ser melhor, pois além de ser elevado tratava-se de uma pedreira de granito sobre a qual se empreendeu árduo trabalho para o devido nivelamento.

Ainda foi observado por Jóffily, no referido ano, que as paredes exteriores se achavam em altura de dois a três andaimes, estando na mesma altura as fortes colunas que dividem as naves dos corredores laterais.

Em 1930 foi celebrada a primeira missa neste templo em razão das comemorações da festa da padroeira. Encontramos um registro fotográfico de uma missa ocorrida em 1931 por ocasião da celebração do aniversário de morte do ex-presidente João Pessoa.

Entretanto, faltava na mesma a edificação da grandiosa torre, que se deu por concluída em 1939, percebendo-se que o conjunto arquitetônico demorou-se meio século para conclusão.

Atualmente, pelo seu estilo neogótico, embeleza a cidade de Taperoá e se destaca como sendo uma das mais belas do Cariri paraibano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top