All for Joomla All for Webmasters

Jovens da cidade de Taperoá realizam campanha #CambindasCarnaval2018

20140314105913_cambindas26022014.jpg

Cambindas Novas é um cortejo carnavalesco de tradição oral e cantada, trazidos pelo negro João Melquiades e ensinada e repassada à família Levino em Taperoá. A tradição do Reisado vem da região do sul da África[1].

Com 120 anos de existência em 2018, as Cambindas novas se apresentam como um dos principais patrimônios culturais e históricos de Taperoá.

Outro aspecto diz respeito a integração da comunidade que carece de políticas públicas e incentivo a prática das diversas artes.

Além de desempenhar uma função integradora, as Cambindas funciona como guarda-chuva que reúne e integra todas as classes nas brincadeiras e desfiles pelas ruas. Exemplo das marchinhas:

O vírgem da conceição eu venho lhe pedir. Paz e saúde para nós seguir […] Deus lhe salve, nessa casa santa, onde Deus fez a morada. Onde está o cálice bento e a hóstia consagrada”.

É com muita alegria que a juventude Taperoaense lança a campanha #CambindasCarnaval2018, oferecendo como contrapartida a divulgação dos patrocinadores em mídias e redes sociais, produção de curta metragem e confecção de camisas para angariar recursos para instrumental e indumentárias características, tendo como meta 2mil reais, orçamento dos gastos previstos.

[1] ALVES, Érika Catarina de Melo, “Ela já vem pronta pra se apresentar”: uma etnografia sobre as práticas e disputas em torno das Cambindas Novas de Taperoá”. Campina Grande, UFCG, 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top