All for Joomla All for Webmasters

Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais acontece em 30 países e é gratuita

8º Dia Internacional da Animação, na próxima 6ª, terá participação de 18 municípios paraibanos

O 8º Dia Internacional da Animação, mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais, acontecerá na próxima sexta-feira (28), às 19h30, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Taperoá e Boqueirão, núcleos do Pontão de Cultura Cariri Território Cultural, estão entre as mais de 400 cidades brasileiras escolhidas. Outros 16 municípios paraibanos participarão do evento, que acontece, simultaneamente, em 30 países. No mundo, essa será a 10º edição. No Brasil, a mostra é organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). A entrada é gratuita.

Em Taperoá, a mostra acontecerá em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição, em parceria com a Prefeitura Municipal. Os eventos paralelos acontecerão na Universidade Leiga do Trabalho (ULT). Nesta terça-feira (25), teve início a mostra infantil, que continua nesta quarta-feira (26), às 9h e às 14h. Nos dias 27 e 28, das 14h às 17h, haverá oficina de animação básica em 2 D, para 22 alunos de escolas públicas, entre 11 e 15 anos. No dia 27, às 19h, o diretor de cinema, Ivan de Paula, fará palestra sobre a importância do filme de animação na história do cinema mundial.

“Essa é a primeira vez que a mostra será realizada em Taperoá. Por isso, será um momento muito importante para a nossa cidade. Além da mostra principal, na sexta, teremos alguns eventos paralelos na ULT, tanto para crianças quanto para adultos. Boqueirão também preparou uma programação especial para o evento. Temos certeza que a mostra será um sucesso nos dois municípios”, disse Alice Monteiro, coordenadora do Pontão Cariri Território Cultural.

Em Boqueirão, a exibição será no Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar). No mesmo local está acontecendo a programação paralela (mostras infantil e para deficientes auditivos e visuais), que começou no último dia 7 e vai até o dia 2 de novembro. Na Paraíba, a mostra acontecerá, também, nos seguintes municípios: Aparecida, Areia, Cabedelo, Camalau, Campina Grande, Congo, João Pessoa, Lagoa Seca, Logradouro, Mari, Nazarezinho, Olivedos, Pocinhos, Sousa, Sumé e Zabelê.

Curtas – Na mostra principal, serão exibidos dez curtas-metragens internacionais e 11 nacionais, entre eles: Frank & Corky (Austrália); The Line (Grécia); Magic Pot (Rússia); Birthday Party (Coréia do Sul); Menina da Chuva (Rio de Janeiro); O Céu no Andar de Baixo (Belo Horizonte); O Ogro (Goiânia); A Fábula da Corrupção (Porto Alegre) e Clavadista (São Paulo). Em 2011, foram inscritos 105 curtas-metragens de vários estados. Tanto a mostra nacional quanto a internacional terão duração de uma hora. O evento tem o apoio da Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) e este ano conta com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria. Mais informações no site www.diadaanimacao.com.br.

O início – Foi no dia 28 de outubro de 1892 que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, a primeira exibição pública de desenhos animados do mundo. Para comemorar esta data, em 2002, a Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) lançou o Dia Internacional da Animação, que possui diferentes grupos internacionais filiados, presentes em mais de 50 países.

 

Paula Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top