All for Joomla All for Webmasters

Saúde realiza curso de capacitação profissional

A Lei nº 10.507, de 10 de julho de 2002, criou a profissão de Agente Comunitário de Saúde e em parceria entre o CEFOR (Centro de Formação de Recursos Humanos) de João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o curso Básico de Formação dos Agentes Comunitários de Saúde no município de Taperoá.

A Lei nº 10.507, de 10 de julho de 2002, criou a profissão de Agente Comunitário de Saúde e em parceria entre o CEFOR (Centro de Formação de Recursos Humanos) de João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o curso Básico de Formação dos Agentes Comunitários de Saúde no município de Taperoá.

O curso teve início no último dia 21, onde participam agentes de saúde da zona rural e zona urbana, no total de 29 agentes comunitários, com a duração de cinco meses e está sendo realizadas toda segunda-feira e quarta-feira, na Escola Odacy Vilar.

Este curso tem por objetivo capacitar e tornar a profissão de agente comunitário de saúde reconhecida. A coordenação está a cargo de Martinha Fernandes Vilar de Medeiros e Fabiana Mara de Farias Siqueira e apoio local de Mônica Vilar, funcionárias da própria Secretaria Municipal de Saúde, sendo a capacitação pedagógica para estes profissionais de Taperoá, bem como a certificação dos agentes, está sendo dado pelo Centro de Formação (CEFOR), da Secretaria estadual de Saúde.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Deoclécio Moura Filho, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Antônio da Silva Filho e da Primeira dama do município, Anamaria da Trindade Moura.

De acordo com o prefeito Deoclécio Filho, com esta formação os agentes comunitários estarão mais preparados para atender a população e também mais qualificados para garantir atenção integral e humanizada aos usuários da saúde municipal.

Os conteúdos abordados foram sugeridos pelo Ministério da Saúde nas diretrizes para a qualificação Básica do Agente Comunitário de Saúde e adaptados pelos profissionais da Secretaria de Saúde para atender às necessidades do Programa.

Ao término do curso será entregue o certificado de conclusão, haja vista que o agente tem que ter freqüência e um bom aproveitamento.

Secretaria de Saúde promove Caminhada

A Prefeitura Municipal de Taperoá, por meio da Secretaria de Saúde promove todas as quintas-feiras uma caminhada, das 7 h às 9 h, para grupos de idosos, hipertensos e diabéticos.

A Caminhada é organizada por uma equipe de 13 estagiários da área de saúde, nos cursos de enfermagem, nutrição, psicologia, medicina, fisioterapia e odontologia que fazem parte do EMI (Estágio Multidisciplinar Integrado) e IRI (Estágio Rural Integrado) e tem o objetivo de estimular a resistência física e o equilíbrio psicólogo, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares, controlando a diabetes, levando a outros benefícios que melhoram a qualidade de vida.

O evento não atingi apenas as pessoas com problemas de hipertensão, diabetes, mas também a comunidade em geral. “Independentemente de ser ou não diabético ou hipertensas as pessoas interessadas também podem participar, assim buscando uma melhor qualidade de vida”, falou um dos estagiários, Anderson Rodrigues.

De acordo com a estudante de nutrição, Geórgia Lima, a iniciativa tem por finalidade estimular a população à prevenção de doenças com a prática de exercícios físicos, visando uma saúde melhor e explicou que é de fundamental importância a participação de pessoas que sofrem com o problema e também daqueles que não têm doenças.

A Caminhada tem a saída da rua Epitácio Pessoa, com término no PSF I, seguida de um carro de som. Ao final é servido um café da manhã, acompanhado de orientações nutricionais.

 

Fonte: Walquíria Rufino
taperoa.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top